O Marajá

1993

O Marajá

A TV Manchete começou a divulgar a minissérie, em chamadas veiculadas em sua programação, quando o ex-presidente Fernando Collor de Mello sentiu-se ofendido e entrou com um recurso na justiça para impedir a estreia da novela e após uma disputa de liminares, a justiça favoreceu o então presidente cassado por impeachment. Após a decisão final da justiça, a série não foi ao ar e em maio de 1999, o jornal Folha de S.Paulo veiculou uma matéria alegando que as fitas da minissérie foram escondidas de tal modo que nunca mais soube-se do seu paradeiro, principalmente após a morte de Adolpho Bloch.
O Marajá é uma minissérie brasileira que estrearia pela Rede Manchete em 26 de julho de 1993 (no horário habitual das telenovelas, 21h30) em substituição a Amazônia - Parte II. Escrita por José Louzeiro, Regina Braga, Eloy Santos e Alexandre Lydia, com direção de Marcos Schechtman.
A trama: A trama mostra a vida de Fernando Collor de Mello enquanto presidente do Brasil, em uma sátira que mostra o protagonista, Elle, presidente de um país fictício.

1993