O Mundo Sombrio das Armas

2016

Shadow World

'Shadow World' utiliza imagens vívidas e o assombro como evidência visual do livro assustador de Andrew Feinstein sobre o comércio mundial de armas e a nova indústria em crescimento da guerra. Com entrevistas perspicazes, fotos de arquivos e um olho afiado para o conteúdo, o diretor Johan Grimonprez examina o escândalo Irã-Contras, a Guerra do Iraque, a dinâmica da especulação escondidos dentro da guerra contra o terror, ofertas de armas entre a BAE Systems da Grã-Bretanha e do governo da Arábia Saudita e muito mais. 'Shadow World' escava profundamente na corrupção e conflitos de interesses inerentes a empresas que lidam nos braços, a privatização da guerra e da relação entre lobistas e políticos poderosos em uma era quando os fabricantes de munições estão profundamente entrelaçados com governos ao redor do mundo. Várias passagens visuais iluminam as palavras do jornalista falecido Eduardo Galeano, cujo trabalho procurou curar a sociedade de sua amnésia histórica sobre o conflito. Mas comentário mais revelador do filme pode vir do embaixador saudita, príncipe Bandar bin Sultan, que, inadvertidamente, chama a atenção para os perigos de fazer vista grossa para o financiamento da guerra, quando ele diz: "Eu ficaria ofendido se eu achasse que tivesse o monopólio da corrupção."

24 de Abril de 2016

Elenco de O Mundo Sombrio das Armas