O Pai do Cinema Indiano

1982

Satyajit Ray

• El Padre Del Indio Cine - Espanha

Satyajit Ray foi um dos melhores e mais conhecidos diretores de cinema da Índia. Nasceu em Calcutá, no dia 02/05/1921 e faleceu em 1992. Ganhou importantes prêmios internacionais e por duas vezes consecutivas foi apontado o melhor diretor no Festival de Berlim. Recebeu um Oscar Honorário em 1991 pelo conjunto da obra. De uma família de intelectuais, era formado em Ciência Empresarial e Física. Em 1947, ajudou a fundar a Calcutta Film Society. Ray trabalhou como diretor assistente do cineasta francês Jean Renoir, quando este filmava "O Rio Sagrado" (1951) na Índia. Conheceu posteriormente o italiano Vittorio De Sica e o neo-realismo, que acabou influenciando-o na realização de ''A Canção da Estrada'' – que integra a sua Trilogia de Apu, sobre um típico personagem indiano. Mesmo reconhecido internacionalmente, no começo seus filmes tiveram aceitação restrita na própria Índia por conta de uma particularidade: a decisão em filmar em Bengali, um idioma acessível somente à elite. Somente em 1977, quando realizou "The Chess Players" em hindi, a língua predominante em seu país, é que o cineasta ganhou popularidade.

1982

Elenco de O Pai do Cinema Indiano