O Preço de um Homem

1971

O Preço de um Homem

O Preço de um Homem é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela extinta Rede Tupi, de 15 de novembro de 1971 a 24 de junho de 1972 em 192 capítulos às 20 horas. Foi escrita por Ody Fraga se baseando no romance Senhora, de José de Alencar, com direção de Henrique Martins.

Esta é a terceira adaptação brasileira da obra, visto que a TV Paulista apresentou uma versão em 1953, e a própria Rede Tupi em 1962.

Rosa, uma moça humilde e órfã, empregada de uma loja na rua Augusta, em São Paulo, vê seu romance com Mário naufragar depois que ele conhece Marisa, filha de um empresário milionário, que lhe acena com mil possibilidades de ascensão econômica e social. Mário deixa para trás seu emprego no banco e o amor de Rosa para conseguir, por meio de Marisa, o dinheiro necessário para oferecer à sua mãe e irmã uma maior assistência.

Porém, o inesperado acontece. De uma hora para outra, Rosa se descobre milionária, ao herdar a fortuna de Romero, o avô que desconhecia. Agora, em outra posição, ela tentará reconquistar Mário, mostrando que todo homem tem o seu preço. Rosa compra o noivo, mas o casamento dura meses de penúria, ironia e vingança, em que Mário se sujeita a ela e ao fingimento da sociedade. Até que, por fim, o rapaz devolve-lhe o dinheiro com juros.

Logo esclarece-se que o verdadeiro motivo da união foi amor, e não vingança, e eles passam a ter um casamento feliz.

1971