O Som Mais Doce

2001

The Sweetest Sound

“Como transmitir a força, a magia e o mistério dos nomes? A maneira como conferem identidade? Funcionam como histórias resumidas: uma série de códigos que nos dizem de onde viemos, quem somos, quem éramos e, às vezes, até quem gostaríamos de ser? A única maneira de fazer isso seria examinando um nome cuidadosamente. O meu próprio.” - Alan Berliner. Alan Berliner é advogado em Columbus, Ohio. Alan Berliner é assistente social em Seattle, Washington. Alan Berliner é um fotógrafo de celebridades em Los Angeles, Califórnia. Cansado de ser confundido com essas pessoas e com quem mais que tenha o mesmo nome, Alan Berliner, o cineasta de Nova York – não confundir com o cineasta belga Alain Berliner – resolveu se livrar da temível Síndrome do Mesmo Nome. Sua solução: convidar todos os Alan Berliners do mundo para jantar na sua casa.Com a intimidade e o humor de um ensaio pessoal, Berliner mergulhou de cabeça no pool de nomes americanos à procura dos tesouros e perigos escondidos em seu próprio nome. Esse filme que começa com a procura de identidade e lentamente se transforma em uma meditação sobre a mortalidade. Ele pergunta para os pais a origem de seu nome, para sua irmã sobre o nome que deu para seus filhos e visita a Jim Smith Society, a National Linda Convention, as ruas de Nova York, memoriais com nomes do Holocausto, o Memorial do Vietnã e a AIDS Quilt. Ele também descobriu novas mudanças de nome surpreendentes em Ellis Island. Um documentário que faz pensar duas vezes a respeito do quê, do por quê e do onde contidos em cada nome.

2001

Elenco de O Som Mais Doce