Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ole Bornedal
9Número de Fãs

Nascimento: 26 de Maio de 1959 (58 years)

Nørresundby - Dinamarca

diretor, ator e produtor.
Ole Bornedal nasceu 1959 em Noerresundby, na Dinamarca. A partir do momento que ele tinha quatorze anos, ele sabia que ele queria se tornar um cineasta. No entanto, não sendo capaz de entrar em A Escola de Cinema da Dinamarca, ele teve que criar sua própria carreira e depois de alguns anos de estudos universitários em Film, ele começou a trabalhar para a National Broadcasting Company dinamarquês fazer dramas de rádio e rádio-características.
Dentro de alguns anos, Ole foi premiado com o "Oscar" no rádio: O Prix Italia e reconhecido como um dos mais destacados Rádio Feature-diretores do mundo.
Depois Ole trabalhou na televisão fazendo tanto comédias e dramas e, posteriormente, ganhou o Prix Italia para Melhor Drama Televisão em 1996. Na idade de 33, foi nomeado Chefe de Drama de televisão e foi o mais jovem executivo nunca, mas só realizou o trabalho para um ano e meio como ele foi convidado para os Estados Unidos para fazer um remake de sua estréia no cinema internacional: o thriller, "Nightwatch".
Ole passou a trabalhar para Bob e Harvey Weinstein da Miramax Dimension / em Nova York e Los Angeles por dois anos como diretor, roteiro desenvolvedor e produtor.
Em 1997, Ole voltou à Dinamarca e começou a escrever e dirigir para o palco. Além disso, ele continuou a escrever e desenvolver filmes e televisão. Em 2001, Ole começou seu próprio teatro - O Aveny. Durante os próximos quatro anos, O Aveny se tornou o mais popular teatro de best-sellers em Copenhague. Em 2004, Ole esquerda para reiniciar sua carreira no cinema internacional e fez três filmes back-to-back.
Bornedal filmes foram aclamados pela crítica em todo o mundo e é reconhecido como um dos criadores mais influentes do "Cinema Novo dinamarquês."
Ole vive em Copenhagen e tem quatro filhos: Johan, Claudia, Fanny e Little Peter.