Paralelo 10

2011

Paralelo 10

• Paralelo Sul - Brasil

Perto do Paralelo 10º. Sul, oeste do Acre, na fronteira com o Peru, a pequena base Xinane, da FUNAI, é a sede de um trabalho pioneiro, fundamental e arriscado. Em instalações modestas, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles, auxiliado pelo antropólogo Terri Aquino, leva adiante a difícil missão de proteger os índios isolados da região. Com poucos recursos além da própria experiência de algumas décadas na lide indigenista, essencial para a elaboração de uma política para os isolados que se tornou referência mundial, os especialistas desempenham incansavelmente suas tarefas – que incluem não só a negociação permanente com as populações ribeirinhas estabelecidas na área como o enfrentamento com traficantes e posseiros que tentam invadi-la.

4 de Abril de 2012

Elenco de Paralelo 10