Passe Livre

1974

Passe Livre

Dirigido por:
Média geral 3.2
baseado em 19 votos
Sua avaliação:
salvando
12 - Não recomendado para menores de 12 anos 74 minutos

Baseado na vida do jogador Afonsinho, que foi proibido de jogar futebol por deixar crescer a barba e os cabelos e ter se recusado a cortá-los. Lutando por seus direitos, o jogador conseguiu tornar-se proprietário de seu passe, ou seja, conseguiu "passe livre". A partir deste incidente, o filme examina as relações de trabalho no futebol brasileiro.
Tem a participação de vários jogadores, técnicos, artistas, políticos e comentaristas de renome, como João Saldanha, Jairzinho, Amarildo, João Havelange, Zagalo, Rafael de Almeida Magalhães e outros. Gilberto Gil canta no filme "Meio-de-Campo", letra e música de sua autoria, dedicada a Afonsinho.
Passe livre foi rodado em 16 milímetros e foi o primeiro filme nesta bitola a obter certificado de censura para circuito comercial de longa metragem. Lançado na Associação Brasileira de Imprensa-ABI no Rio de Janeiro, na Cinemateca do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, por iniciativa da Federação de Cine Clubes do Brasil, inaugurou uma primeira e pioneira tentativa de criação de um circuito alternativo de cinema que desembocou na DINA de São Paulo. Logo em seguida percorreu fábricas, cine-clubes e igrejas por todo o país, em pleno governo do general Médici, promovendo debates sempre com a presença de figuras de destaque como o próprio João Saldanha, Sandro Moreira, Jean Claude Bernadet e outros.

Estreia Brasil:
1974
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: