Por Toda a Minha Vida: Claudinho

2009

Por Toda Minha Vida - Claudinho & Buchecha

A trajetória de Cláudio Rodrigues Mattos, o Claudinho, foi o tema deste Por Toda a Minha Vida, que trouxe imagens de arquivo e depoimentos de amigos, familiares e profissionais que acompanharam de perto a carreira de Claudinho e Buchecha, dupla surgida nos bailes funks, que alcançou o sucesso com o lançamento de seis discos e três milhões de cópias vendidas, e cuja parceria foi rompida com o trágico acidente que matou Claudinho, em 2002. Buchecha, continuou em carreira solo, fazendo shows e gravações com outros artistas do meio musical. Amigos de infância, Claudinho e Buchecha, cresceram em uma favela de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Aos 12 anos, Claudio, se mudou para a favela do Salgueiro, no município de São Gonçalo, e só voltou a ver o parceiro cinco anos depois, em um baile funk. A primeira aparição como uma dupla musical foi em 1992, em um concurso realizado em um clube de São Gonçalo. Os dois ganharam a competição com o Rap da Bandeira Branca, mas continuaram trabalhando como peões de obra e batalhando por reconhecimento. O sucesso veio em 1995, quando apresentaram no baile o Rap do Salgueiro. A música estourou nas rádios e logo a dupla estava compondo novas canções, até lançar, em 1996, o álbum Claudinho e Buchecha, que resultou na venda de um milhão e 250 mil discos. Apesar do reconhecimento, Claudinho, quis estudar canto e aprender a tocar violão para se aprimorar. O acidente fatal ocorreu durante a turnê de lançamento do sexto disco da dupla, Vamos Dançar. Claudinho e Buchecha, haviam se apresentado um dia antes em Lorena, no interior de São Paulo, e viajavam em carros separados quando ocorreu o acidente, na Rodovia Presidente Dutra, em 13 de julho de 2002. A música Fico Assim sem Você, uma das faixas do disco, composta pelo cantor Abdullah, acabou se tornando profética pelo verso “Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você”.

O especial mostrou depoimentos de Buchecha, Xuxa, Angélica, DJ Malboro, Lulu Santos, da viúva de Claudinho, Vanessa Alves, e da mãe do cantor, Leonina Isidoro.

26 de Novembro de 2009

Elenco de Por Toda a Minha Vida: Claudinho