3. > Puerto Padre

Título Puerto Padre (Original)
Ano produção 2013
2015 ( Brasil )

Quando sua mãe morre, Daniel (Jason Perez) busca seu padrinho. O homem é gerente em um hotel no porto de Puntarenas, na Costa Rica, onde a mãe de Daniel trabalhou uma vez. O local não é mais o mesmo, e a qualidade do passado foi varrida pela decadência. À medida que Daniel descobre elementos de seu passado, o destino do rapaz vai se associando cada vez mais ao hotel e à possibilidade de mudança.
Dirigido por Gustavo Fallas, o drama "Puerto Padre" conquistou diversos prêmios no Festival da Costa Rica, seu país de origem: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator (Jason Smith), Melhor Atriz (Adriana Alvarez), Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia, e no Festival da Guatemala, o longa venceu nas categorias Melhor Atriz e Melhor Edição. No Festival de Montreal, o drama foi considerado o Melhor Filme.