Quiet Rage: The Stanford Prison Experiment

1992

Quiet Rage: The Stanford Prison Experiment

‘The Stanford Prision Experiment’, conduzido pelo Prof. Zimbardo na Universidade de Stanford em 1971. Voluntários universitários foram dividos entre dois grupos: os guardas e os prisoneiros. Os cientistas montaram nos porões da Faculdade de Psicologia uma prisão, com solitária, celas individuais etc e os voluntários guardas exerceriam o papel de policiais, devidamente uniformizados e com cacetetes e os prisoneiros deveriam ficar encarceirados. Sem qualquer estímulo orientado, os voluntários espontaneamente começaram a praticar absusos como tortura psicológica, humilhação e rebeliões. No final do experimento, já haviam voluntários que estavam dormindo em solitárias e outros dormindo no concreto, defecando e urinando na própria cela, sem direito a comida e higiene. É uma demonstração de que o ambiente prisonal naturalmente fomenta a desorientação mental, a rebelião e o abuso de poder.

8 de Dezembro de 1992

Elenco de Quiet Rage: The Stanford Prison Experiment