Ravished Armenia

1919

Ravished Armenia

• Auction of Souls - Estados Unidos da América

Em 1919, um filme mudo foi produzido em Hollywood sobre o massacre e deportação da população armênia do Império Otomano, que começou em abril de 1915, um evento agora reconhecido em todo o mundo como um genocídio. Foi baseado no livro de sobrevivente Aurora Mardiganian que também atuou no filme.
Das nove bobinas originais dos filmes de nitrato, tudo o que sobreviveu foi esse recém-descoberto clipe de 20 minutos.
Apesar de um curta-metragem, uma série de elementos-chave do genocídio podem ser vistos em imagens fugazes, começando com o desarmamento dos soldados armênios no exército otomano em janeiro de 1915, muitos dos quais foram mandados cavar suas próprias sepulturas antes de serem mortos.
Separação entre homens, mulheres e crianças, estupros, empalamento e venda em mercado de escravos são algumas das atrocidades mostradas no filme.

19 de Janeiro de 1919