Restrito

2013

Restrito

RESTRITO resgata o localismo da praia da Atalaia, famosa por sua onda point break de esquerda, formada junto ao molhe.

A fama do local percorre o mundo pela qualidade da onda e pelo difícil acesso dos surfistas de fora da cidade, devido ao protecionismo que nasceu nos anos 70, e que ainda persiste de certa forma entre os surfistas locais. Para contar essa história, atletas de todas as gerações foram convocados para darem seus depoimentos, desde os primeiros a “conquistar” a praia, até as novas revelações da Atalaia.

O mito da praia da Atalaia e seu acesso restrito aos surfistas começou a nascer com a primeira geração do surf de Itajaí, que nos anos 70 iniciou o esporte nas ondas da Atalaia, com equipamentos precários e muita força de vontade. Dominada anteriormente por paulistas e cariocas, a praia teve sua retomada pelos locais nesta época, e desde então é defendida com unhas e dentes, literalmente.

Além de restagar as histórias dos surfistas, Restrito também utiliza fotos antigas e raros filmes em Super-8 dos anos 70, encontrados com alguns atletas, em imagens vistas por poucas pessoas até então e que dão a visão do que eram as ondas da Atalaia naquela época.

2 de Maio de 2013

Elenco de Restrito