Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr.

Nomes Alternativos: Robert John Downey Jr.

14760Número de Fãs

Nascimento: 4 de Abril de 1965 (51 years)

Manhattan, Nova Iorque - Estados Unidos da América

Filho do produtor de filmes independentes Robert Downey, vivenciou desde criança o meio artístico do cinema, o que posteriormente o ajudou na carreira de ator. Com apenas 5 anos de idade apareceu no filme Pound e aos 7 anos em Greaser's Palace, ambos produzidos por seu pai.

Quando seus pais se divorciaram em 1977, ficou morando com a mãe em Nova York. Quando se tornou adolescente, decidiu morar com o pai em Los Angeles e foi estudar na Escola Secundária de Santa Mônica (Califórnia), mas desistiu um ano depois. Em vez disso Downey Jr. trabalhou num restaurante e numa loja de sapatos e apareceu em algumas produções de teatro local. Logo seu pai ajudou a encontrar um agente (empresário) que lhe arranjou alguns papéis em filmes de pouca projeção, mesmo assim consegui uma ponta em Firstborn (Quando se Perde a Ilusão) onde conheceu a futura estrela de Sex and the City, a atriz Sarah Jessica Parker. Pouco depois de se conhecerem os dois foram morar juntos.

Com 20 anos, fez alguns episódios de Saturday Night Live ajudado por Anthony Michael Hall, a participação lhe deu a projeção necessária para tentar a sorte em Hollywood. Em 1987 protagonizou o filme The Pick Up Artist, do diretor James Toback's, onde faz par com a então ídolo teen Molly Ringwald. O sucesso veio com o filme Abaixo de Zero (Less Than Zero), onde representou um jovem viciado em cocaína. O marco na carreira do ator veio com o papel principal no filme de Sir Richard Attenborough's, Chaplin onde interpretou o próprio Charles Chaplin, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar.

Depois de separar-se de Jessica, em 1992 conheceu Deborah Falconer e casou-se com ela no mesmo ano. O casal teve um filho que nasceu a 7 de setembro de 1993, o padrinho de seu filho é o ator Anthony Michael Hall, os atores haviam se tornado amigos durante as filmagens de Weird Science (Mulher Nota 1000). Após alguns anos junto, Robert e Deborah se separaram, o motivo alegado por ela foi o recorrente problema de Robert com as drogas. Sua recuperação veio no ano 2000 quando foi convidado para participar da série de TV Ally McBeal e protagonizar o advogado Larry Paul, seu sucesso foi grande e isto fez com que fosse convidado a permanecer como parte do elenco fixo. Pelo seu trabalho na série, ganhou um Globo de Ouro e um SAG Award. Após uma recaída, Robert foi afastado do elenco devido novamente ao seu envolvimento com drogas e compromissos em tribunal. Permaneceu em um ano de reabilitação e foi liberado somente em abril de 2002.

Em 2003 enquanto filmava Gothika (Na Companhia do Medo) no Canadá, conheceu a produtora Susan Levin e casaram em 2005. O ator começou a escrever sua autobiografia, que estava prevista para ser lançada no ano de 2008, mas desistiu do projeto. O adiantamento que ele havia recebido da editora foi devolvido. Ainda em 2008 ele estrelou o filme (Homem de Ferro) Robert trabalhou no filme Sherlock Holmes, de Guy Ritchie (ex-marido de Madonna) lançado no mês de janeiro no território brasileiro. No filme, ele interpreta o próprio Sherlock Holmes. Numa coletiva de imprensa realizada na festa de comemoração do início das gravações, ele prometeu que "este será o melhor Sherlock Holmes que vocês já viram". O filme também conta com Jude Law como "Dr. Watson". Em 2009, Robert recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação no filme Tropic Thunder (Trovão Tropical), perdendo para Heath Ledger que recebeu o prêmio postumamente.

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por "Chaplin" e de Melhor Ator Coadjuvante por "Trovão Tropical".