3. > Roma: Ascensão e Queda de um Império

Título Rome: Rise and Fall of an Empire (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

A história dos principais personagens romanos, que exerceram papel fundamental na criação, no apogeu e no declínio do Império romano, é resgatada pelo The History Channel. Em Roma: Ascensão e Queda de um Império, série exclusiva com 13 episódios traz, por meio de arquivos históricos e dramatizações, a recriação do ambiente da época, caracterizado por ruas lotadas e pela forte presença de exércitos, lutadores, gladiadores e situações excessivas. Entre os aspectos abordados pela série, destaque para a luta entre Roma e os Bárbaros, a transição entre República e Império, e os diferentes valores defendidos pela democracia e a ditadura. O episódio de estreia A Primeira Guerra contra os Bárbaros mostra como as invasões bárbaras foram decisivas para a república romana atribuir enorme poder político ao General Mario. Para derrotá-los, a República precisou optar, na figura desse representante, entre a ditadura e o iminente extermínio. Na sequência, em Espártaco, o canal analisa a história desse personagem, um guerreiro que abandonou o exército romano, mas foi capturado e transformado em escravo, sendo obrigado a lutar como gladiador. Ainda mais ousada foi a revolta que liderou, com mais de 70.000 gladiadores, contra a República romana.