Salgueiro Maia - O Implicado

2022

Salgueiro Maia - O Implicado

• Salgueiro Maia: The Implicated - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Um dos maiores símbolos do 25 de Abril, Fernando Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide (Portalegre). Fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA). Um dos seus feitos mais famosos foi quando, no dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição de Marcello Caetano, então presidente do Conselho, e à queda definitiva da ditadura do Estado Novo. Com realização de Sérgio Graciano. este filme tem um argumento de João Lacerda de Matos, que ficciona a acção a partir de “Salgueiro Maia - Um Homem da Liberdade”, uma biografia assinada por António de Sousa Duarte. Co-produzido com a RTP e a colombiana 11:11 Films & TV, tem apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa. Com Tomás Alves como protagonista, conta também com as actuações de Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos e Miguel Costa, entre outros.

11 de Abril de 2022

Elenco de Salgueiro Maia - O Implicado