Sex in a Cold Climate

1998

Sex in a Cold Climate

Dirigido por:
Média geral 4.6
baseado em 9 votos
Sua avaliação:
salvando
50 minutos

O documentário que serviu de inspiração para o filme Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters), denuncia os Asilos Madalena, que foram administrados por freiras católicas na Irlanda por mais de 100 anos. A finalidade dos asilos era corrigir o suposto desvio sexual de mulheres jovens, mas elas sofriam violência física e psicológica de freiras corruptas e sádicas. Para ser considerada uma pecadora, bastava ser muito bonita, ser estuprada ou ser mãe solteira. O documentário causou um alvoroço quando foi televisionado na Inglaterra, em Março de 1998 como parte da série Witness do Channel Four, foi assistido por cerca de três milhões de pessoas, um dos números mais altos já registrados pela série. Uma linha de ajuda foi criada e recebeu ligações de quase 450 mulheres que sofreram abusos e traumas nos Asilos Madalena e na Igreja Católica. Sex in a Cold Climate foi colocado na lista negra da rede irlandesa RTE e até hoje nunca foi oficialmente exibido na Irlanda.

Curiosidades:
- Em 2011, a comissão da ONU contra a tortura solicitou ao governo irlandês que instaurasse inquérito para investigar as denúncias de maus-tratos nos asilos.

- Em Fevereiro de 2013, o primeiro-ministro Enda Kenny apresentou um pedido de desculpas em nome do governo irlandês, às milhares de mulheres que foram internadas e forçadas a trabalhar nestas instituições. O relatório confirma que o governo irlandês foi conivente com o trabalho escravo e foi responsável pelo envio de ao menos 1/4 das mulheres às lavanderias.

- O documentário está presente no DVD do filme Em Nome de Deus (2002).

Estreia Mundial:
16 de Março de 1998
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos

Comentar: