Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Shirley Booth (I)

Shirley Booth (I)

Nomes Alternativos: Thelma Marjorie Ford

17Número de Fãs

Nascimento: 30 de Agosto de 1898 (94 years)

Falecimento: 16 de Outubro de 1992

New York City, New York - Estados Unidos da América

Shirley Booth (30 de agosto, 1898 - 16 de outubro de 1992) foi uma atriz americana.

Principalmente uma atriz de teatro, a carreira de Booth Broadway começou em 1925. Seu sucesso mais significativo foi o Lola Delaney, no drama Come Back, Little Sheba, pelo qual recebeu um Tony Award em 1950. Ela fez seu primeiro filme, reprisando seu papel na versão cinematográfica de 1952, e ganhou o Oscar de Melhor Atriz e Golden Globe Award de Melhor Atriz por seu desempenho. Apesar de sua entrada em filmes de sucesso, ela preferiu agir etapa, e fez apenas quatro filmes mais.

De 1961 até 1966, ela desempenhou o papel título na sitcom Hazel, pelo qual ela ganhou dois prêmios Emmy, e foi aclamado por seu desempenho na produção de televisão de 1966 The Glass Menagerie. Ela se aposentou em 1974.
Booth nasceu como Marjory Ford, em Nova Iorque, filha de Albert James Ford e Martha Virgínia Wright. [1] Na época do censo de 1910, em Abril de 1910, com 11 anos, ela era conhecida como Thelma por sua família. [2 ] Ela tinha pelo menos um irmão, uma irmã mais nova, Jean Valentine Ford, que sobreviveu Booth.
Ela começou sua carreira no palco como um adolescente, atuando em produções de sociedade por ações, e foi rapidamente conhecida como Thelma Booth Ford. Sua estréia na Broadway foi no jogo, Hell's Bells, em frente à Humphrey Bogart em 26 de janeiro de 1925.

Booth primeiro chamou atenção importantes como a liderança feminina na comédia Três Homens em um cavalo que funcionou por quase dois anos em 1935-1937. Durante os anos 1930 e 1940, ela alcançou popularidade em dramas, comédias e, mais tarde, musicais. Agiu com Katharine Hepburn em The Philadelphia Story (1939) e com Ralph Bellamy em Tomorrow the World (1943) e foi um artista prolífico Broadway há mais de três décadas.

Booth também estrelou a popular série de rádio Duffy's Tavern, tocando leve, wisecracking, filha homem louco do dono da taverna invisível na rádio CBS 1941-1942 e NBC-Blue Radio 1942-1943. Seu marido, Ed Gardner, criou e escreveu o programa, bem como desempenhar o seu principal personagem, Archie, o gerente malapropping da taverna; Booth deixou o show não muito tempo depois que ela se divorciou e Gardner.

Booth teste vão para o papel-título de Nossa Miss Brooks em 1948, tinha sido recomendado por Harry Ackerman, que foi para produzir o show, mas Ackerman disse à rádio o historiador Gerald Nachman que sentiu Booth era muito consciente de um professor do ensino médio lutas para se divertir com total possibilidades cômicas do personagem. Nossa Miss Brooks tornou-se um hit de rádio e televisão, quando o papel-título foi para Eve Arden, fazendo dela uma estrela maior.

Tony Booth recebeu o seu primeiro, para o melhor ou Destaque Atriz (dramático), por sua performance como Grace Woods em Adeus, Minha Fantasia (1948). Seu segundo Tony de Melhor Atriz em um jogo, que ela recebeu por seu desempenho amplamente aclamado como a mulher torturada, Lola Delaney, no drama pungente Come Back, Little Sheba (1950). Seu protagonista, Sidney Blackmer, recebeu o Tony de Melhor Ator em um jogo por sua performance como o marido, doc.

Seu sucesso na Come Back, Little Sheba foi imediatamente seguida pelo musical A árvore cresce em Brooklyn (1951), (baseado no romance popular), no qual ela desempenhou o feisty, mas adorável tia Sissy, que provou ser outro grande sucesso. Sua popularidade foi tal que, no momento, a história foi distorcida do original para que a tia Sissy era o papel de líder (ao invés de Francie).

Ela então foi para Hollywood e recriou seu papel do estágio na versão cinematográfica de Come Back, Little Sheba (1952), com Burt Lancaster jogar Doc. Após esse filme, seu primeiro de apenas cinco filmes na sua carreira, foi concluída, ela retornou a Nova York e jogou Leona Samish em A Hora do Cuco (1952), na Broadway.

Em 1953, Booth recebeu o Oscar de Melhor Atriz em Papel Principal por sua atuação em Come Back, Little Sheba, tornando-se a primeira atriz a vencer tanto um Tony e um Oscar pelo mesmo papel. O filme também ganhou Booth "Melhor Atriz" prêmios do Festival de Cannes, o Golden Globe Awards, The New York Film Critics Circle Awards, e National Board of Review. Ela também recebeu seu terceiro Tony, que foi sua segunda na de Melhor Atriz em uma categoria Play, por seu desempenho na produção da Broadway de Arthur Laurents "jogar o tempo do cuco.

Tão prolífico foi Booth como um vencedor da concessão na época, que, durante sua 03 de maio de 1953 apareceu no game show de televisão What's My Line?, John Charles Daly disse, "Eu poderia dizer, se eu puder, sem causar-lhe muito embaraço , que é uma grande honra para nós ter a moça que ganhou o prêmio Oscar eo Antoinette Perry Awards e ganhou apenas o prêmio em Cannes, na verdade eu acho que um de nossos colunistas do New York, a Sra. Lyon, disse que a única coisa que você não ganhou até agora foi o Kentucky Derby. Booth respondeu brincalhona: "Bem, eu quase ganhou ontem, mas chamou o bilhete errado na loteria." [3]

Booth foi de 54, quando ela fez seu primeiro filme, apesar de ter excluído com êxito de uma década fora de sua idade, com sua publicidade declarando 1907 como o ano do seu nascimento. O ano correto de nascimento era conhecida apenas por seus colaboradores mais próximos até a sua idade real foi anunciada no momento de sua morte. Seu filme, estrelado por segundo, um drama romântico sobre a Sra. Leslie (1954), contracenando com Robert Ryan, foi lançado em 1954 e boas críticas. Em 1953, Booth fez uma aparição como se a comédia All-Star / drama filme Main Street para a Broadway.

Ela passou os próximos anos viajando entre Nova York e Califórnia. No palco da Broadway, ela teve sucessos pessoais no musical By the Sea Beautiful (1954) ea comédia Desk Set (1955). Embora Booth tornou-se conhecido aos espectadores durante este período, os papéis do filme tanto para o tempo do cuco (re-intitulado como Summertime para o filme em 1955) e Secretária Set (1957), ambos foram para Katharine Hepburn.

Ela voltou ao cinema para estrelar mais dois filmes para a Paramount Pictures, jogando Dolly Gallagher Levi na adaptação 1958 filme de romance de Thornton Wilder / comédia The Matchmaker (a versão não-musical da peça e filme Olá, Dolly!), E jogar Alma Duval no drama Hot Spell (1958). Ela foi nomeada vice-campeão de Susan Hayward, em I Want to Live! como Melhor Atriz do ano pelo New York Film Critics Circle para seus dois filmes de 1958.

Em 1957, ela ganhou a Sarah Siddons Award por seu trabalho no palco em Chicago. Ela retornou aos palcos da Broadway em 1959, estrelando como o personagem-título de longo sofrimento em Juno Marc Blitzstein musical, uma adaptação do jogo Sean O'Casey, 1924 classic, Juno e Paycock.

Diretor Frank Capra tentaram sem sucesso levar Booth voltar para a tela com Pocketful of Miracles, em 1961, mas depois de ver a versão original de Capra, Lady for a Day (1933), Booth informou que não havia nenhuma maneira que ela pudesse se igualar maio Robson está se movendo, Oscar desempenho nomeados no filme original de 1933. Assim, Frank Capra, em vez elenco Bette Davis - e, certamente, Davis foi desfavorável em relação a maio Robson pela maioria dos comentadores, quando o filme foi lançado.

Em 1961, Booth começou a estrelar a comédia de televisão situação Hazel, com base no popular Ted Key tira de quadrinhos do Saturday Evening Post sobre dominadora empregada ainda endearing, Hazel Burke. O show reuniu-la com Harry Ackerman, que produziu o show, e ela ganhou dois Emmys, em 1962 e 1963, ela ganhou dois Emmys para a série, fazendo dela um dos poucos artistas a ganhar os três prêmios principais do entretenimento (Oscar, Tony , Emmy), ao estrelato e novo, com um público mais jovem. Booth recebeu outra indicação ao Emmy por sua terceira temporada como "Hazel", em 1964 e em 1966 também foi indicado ao Emmy por sua performance como Amanda em uma adaptação televisiva de The Glass Menagerie.

Ela disse à Associated Press em 1963, no auge da popularidade da série, "Eu gosto de jogar Hazel a primeira vez que li um dos scripts, e eu pude ver todas as possibilidades da comédia de caracteres do que cuidar de si mesmo. Meu trabalho era dar seu coração. Hazel nunca me aborrece. Além disso, ela é minha apólice de seguro. " Ela profética com o último comentário, o show foi visto em reprises sindicado por muitos anos após ter cessado a produção da primeira execução em 1966.

Booth últimas aparições na Broadway foi em um revival da peça de Noel Coward Hay Fever eo olhar musical para os lírios, ambos em 1970. Depois de aparecer como Grace Simpson na série de TV A Touch of Grace (1973), que foi dirigido por Carl Reiner, que fez um trabalho de voz para O Ano Sem Papai Noel (1974), uma animação especial, tocando Mrs. Santa, então aposentado .
O segundo casamento de Booth, de William Baker, em 1943, durou até sua morte em 1951, a atriz nunca se casou e não teve filhos a partir de qualquer casamento. Ela morreu após uma breve doença, em sua casa no norte de Chatham (Cape Cod), Massachusetts. Ela está enterrada no Cemitério de Monte Hebron, Montclair, New Jersey.

Shirley Booth tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6840 Hollywood Boulevard, em Hollywood.

Cônjuge: William Baker (de 1943 a 1951), Ed Gardner (de 1929 a 1942)

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.