2. > TV
  3. > Som Brasil - Dorival Caymmi

Título Som Brasil - Dorival Caymmi (Original)
Ano produção 2008
19 de Dezembro de 2008 ( Mundial )
Duração

O Som Brasil se despediu de 2008 com uma homenagem a Dorival Caymmi, falecido em agosto daquele ano, três meses antes de o programa ir ao ar. A apresentação deste especial foi da atriz Camila Pitanga.
A família do cantor e compositor baiano foi a convidada para representar sua obra. Os filhos Nana, Dori e Danilo, e a neta Alice dividiram o palco com Margareth Menezes, Zeca Baleiro e a banda Moinho. Nana Caymmi cantou Só Louco; Nem Eu foi interpretada por Alice, em sua primeira aparição num programa de televisão; Danilo apresentou Sábado em Copacabana, em parceria com a filha Alice; E Dori interpretou João Valentão.
As canções que remetem ao mar ficaram por conta da cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que interpretou Pescaria, Morena do Mar e um medley de Suíte dos Pescadores e Noite de Temporal. O maranhense Zeca Baleiro cantou as mulheres eternizadas por Caymmi: Dora, Marina e Rosa Morena. O grupo baiano Moinho, formado pelo guitarrista Toni Costa, pela atriz e cantora Emanuelle Araújo e pela percussionista Lan Lan, interpretou um medley de Você Já Foi à Bahia?, O que É que a Baiana Tem? e Vatapá. A banda cantou, ainda, Saudade da Bahia e um medley de O Samba da Minha Terra e Maracangalha.

Dorival Caymmi já havia estrelado dois especiais na Globo, ambos intitulados Dorival Caymmi Especial, exibidos em 1975 e 1979.