Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sophie Winkleman

Sophie Winkleman

Nomes Alternativos: Lady Frederik Wilson | Sophie Lara Winkleman

14Número de Fãs

Nascimento: 5 de Agosto de 1980 (37 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sophie Lara Winkleman (Londres, 5 de agosto de 1980) é uma atriz inglesa conhecida por participações em séries como Peep Show, Titanic e Two and a Half Men. É casada com Lord Frederik Windsor, o filho do primo da rainha Isabel II, Miguel de Kent, pelo que formalmente é chamada Lady Frederik Wilson.

Sophie nasceu em Primrose Hill, Londres. O seu pai, Barry Winkleman, publicou o famoso livro The Times Atlas of World History, e a sua mãe é a autora de livros infantis Cindy Black. Sophie frequentou a escola privada exclusivamente feminina City of London School of Girls e, mais tarde, entrou na Trinity Hall da Universidade de Cambridge, onde completou um curso de Literatura Inglesa. Enquanto era estudante em Cambridge, Sophie juntou-se ao famoso grupo de teatro amador Footlights, onde escreveu e interpretou a revista Far Too Happy, uma produção que foi apresentada por todo o Reino Unido e que foi nomeada para um prémio Perrier no Festival Fringe em Edimburgo. Para além dos Footlights, Sophie participou em várias peças estudantis em Cambridge. Sophie fez ainda parte do National Youth Theatre e é cantora soprano.

Sophie iniciou a sua carreira como atriz com participações em séries de comédia britânicas, entre elas, Peep Show, Harry & Paul, The Trial of Tony Blair, Plus One, Death in Paradise e Walking the Dead, pelo qual foi nomeada para o prémio de Melhor Ator em Ascensão pela BBC. Participou também em séries dramáticas como White Teeth, Poirot, The Palace, Robin Hood e Titanic. Nos Estados Unidos, foi uma das protagonistas da sitcom 100 Questions da NBC e teve o papel recurrente de Zoey, a namorada da personagem de Ashton Kutcher na 9ª, 10ª e 12ª temporadas da série Two and a Half Men.

No cinema, interpretou a versão adulta da personagem Susan em The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe e foi protagonistas dos filmes Shattered e Love Live Long , ambos escritos e realizados por Mike Figgis.

Em 14 de fevereiro de 2009, Sophie ficou noiva de Lord Frederick Windsor, filho do príncipe Miguel de Kent. Eles casaram-se em 12 de setembro de 2009 no Hampton Court Palace. O casal teve de pedir a autorização da rainha Isabel II para poder casar, em conformidade com o Royal Marriages Act de 1772. Através do casamento, Sophie passou a chamar-se formalmente Lady Frederick Windsor, mas continua a usar o seu nome de solteira profissionalmente. Em 15 de agosto de 2013, o casal teve a sua primeira filha, Maud Elizabeth Daphne Marina que nasceu no Ronald Reagan UCLA Medical Center em Los Angeles e foi a primeira neta de Miguel de Kent. A segunda filha do casal, Isabella Alexandra May, nasceu em 16 de janeiro de 2016 no Chelsea and Westminster Hospital em Londres.

Cônjuge: Frederick Windsor (desde 2009)
Filha: Maud Elizabeth Daphne Marina Windsor