Profundamente na Rússia, há uma cidade invisível que abriga milhares de homens, mulheres e crianças que vivem e trabalham atrás de cercas duplas de arame farpado monitoradas por guardas armados. Eles dizem que são os criadores do escudo nuclear e salvadores do mundo. Eles são informados de que todo mundo é um inimigo. Neste mundo oculto, uma mãe arrisca sua vida para nos levar para dentro da maior cidade nuclear da Rússia.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
As Novas Desventuras de Cliff Booth
Que documentário pesado, mostrou um lado que eu não conhecia, achei muito bacana, mas achei que faltou uma conclusão.
Agora entendo porque a Rússia é tão fechada quanto às influências de outras nações, para que não sejam denunciadas essas atrocidades, que matam as pessoas aos poucos.
O que mais me incomoda é as pessoas achando que só os russos malvadões foram capazes de criar cidades secretas e desenvolver projetos perigosos. Esquecem do absurdo que foram os bombardeios em Hiroshima e Nagazaki. A diferença é que, ao contrario do lindo e doce capitalismo q deu certo (ironia), o socialismo soviético fracassou. Mas é claro, programa nuclear bom, é o americano.
Em tempo: documentário bom.
não entendi essas supostas gravações escondidas dentro de um mercado e de locais aleatórios
Achei assustador, especialmente a parte que mostra a construção das cidades e das usinas, onde foram utilizadas mão de obra escrava. "Se alguém se recusasse a trabalhar era preso e executado.... não tinham escolha", e então em seguida o pobre operário fala como aceitavam isso naturalmente acreditando que fosse um passo da construção socialista, "mas a situação era, eu diria, como uma prisão" e mostra as filmagens dos soviéticos trabalhando forçados escavando lama. O operário que acreditou no socialismo foi usado como mão de obra escrava, enquanto nos EUA os operários já ganhavam muito bem em condições muito mais humanas. Na Rússia o povo realmente viveu uma ditadura de verdade, o medo das pessoas de Ozersk de sair, aprenderam a desconfiar do governo, porque na época quem contestasse acabava sumindo e nunca mais visto. Ao amigo leitor e simpático ao socialismo saibam que só aqui no capitalismo você é livre pra gritar Fora Temer e criticar quem governa com a facilidade que as redes sociais promovem. Não existe democracia no socialismo nem no comunismo. Você sente no semblante das pessoas e nas filmagens que era um terror, era o livro 1984. Enquanto os soviéticos viviam na repressão, no medo constante e na pobreza, os Estados Unidos viviam seu auge cultural, no cinema e na música especialmente, liberdades sendo conquistadas. Imagina algum soviéticos que tivesse contato com os filmes americano de 70~80, como ele sentiria inveja do estilo de vida americano, das coisas que eles conquistaram, da qualidade de vida, das liberdades que eles tinham. Se você é simpático à ideologia socialista ou comunista, não seja tolo.