3. > Srebrenica: A Cry from the Grave

Título Srebrenica: A Cry from the Grave (Original)
Ano produção 2000
13 de Setembro de 2000 ( Mundial )

O documentário conta a história do massacre de Srebrenica no ano de 1995, em que o exército sérvio-bósnio matou um número estimado de 7.000 muçulmanos na Bósnia.

Considerado um dos eventos mais terríveis da história recente, o massacre de Srebrenica é o maior assassinato em massa da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Foi o primeiro caso legalmente reconhecido de genocídio na Europa depois do Holocausto.

Segue-se a cada hora a história dos assassinatos, através do testemunho de sobreviventes e parentes daqueles que morreram.Há entrevistas também com os investigadores do tribunal patrocinado pela ONU em Haia, e do procurador especial da ONU.

O massacre de Srebrenica foi oficialmente reconhecido em 2004 pelo Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, nos Países Baixos. A Corte também começou a julgar os responsáveis pelo crime. A mensagem subjacente do filme, porém, é sombria - não importa o que foi feito, nunca será suficiente.

Srebrenica - A Cry from the Grave, ganhou numerosos prémios. Tem sido demonstrado na ONU, e foi usado durante um julgamento por crimes de guerra em Haia.