Dirigido por
Data de lançamento
20 Jan. 1991Duração
Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Revendo "Solbrain", ainda acho incrível o design da armadura azul do principal ("Solbraver"). Vestiria numa boa hoje em dia, e andaria com ela por aí "pagando mico" com um sorrisão de orelha a orelha de uma criança realizada. Isso é bom, ótimo, e você vê o quando acertaram em design nesse quesito, não devendo em nada ao "Fire" (que é outra armadura incrível) da "série irmã", "Winspector".
A musica de abertura é legal, mas a de encerramento em português marcou mais, principalmente esse pedaço:
"Outra vez, o sol brilhou..."
"as crianças vão brincar, e a esperança renasceu..."
"Solbrain, a lei venceu (solbrain!), a luta teve fim, e o perigo já passou..."
Bons tempo de criança que você acreditada na justiça, na lei, na ordem, no heroísmo! Ai tu cresce e vê que o mundo é mais dos vilões que dos mocinhos, totalmente torto, invertido, do avesso e de cabeça pra baixo, uma verdadeira lambança que da de 10 a zero em qualquer império maligno fictício de qualquer série dessas. Achávamos que éramos seres mais racionais. Enfim.. quem cresceu com isso, graças a deus, sabe esse cheirinho, esse frescor dessa época, que não volta mais, cada um com seu cada um, do seu jeito, em seu tempo.
Mas por mais que eu guarde lembranças da série e tenha esse carinho por ela, não acho que ela seja boa, apostaram muito nela, e investiram muito nela, mas não investiram em um roteiro melhor, ou em personagens mais cativantes. Não acho o protagonista carismático, ou interessante junto com sua trupe, principalmente se for comparar a sua "série irmã", e primeira parte do "Rescue Heros", "Winspector".
Achava "Winspector bem melhor, mais interessante e cativante, e a proposta parece que deu certo na época. "Lyuma" (ou "Ryuma") era um japa com uma cara simpática, convincente e tinha um carisma, aliado a um texto um pouco melhor e mais coerente. Não vejo muito isso em "Solbrain", acho que decaiu, e apesar de tentar novas ideias, o que sempre é válido, ele não as trabalha direito, e a impressão que se dá é que, apesar do investimento financeiro em quinquilharias, o mesmo investimento não foi feito no que amarra tudo, o texto/roteiro, parece que gastaram mais tempo em bugigangas do que em deixar a narrativa mais enxuta, consistente. De novo, não é porque "é pra molecada", que tem que ser bagunçado, cansativo, mal feito, burro, ou incoerente. Lógico, tem bons episódios, os melhores, pra mim, são os 3 que aparecem o "Lyuma", "Biker" e "Highter", o que pelo visto deu certo, pois a série já não estava com a audeincia boa, e não se sustentando sozinha. Posteriormente até trouxeram o "Fire" de volta para ajudar na audiência e dar um gás a mais na série, mas ela já nasceu perdida, sem um base narrativa coerente sólida, só podia dar merda, e deu, uma pena. Foi onde as séries "Metal Hero" começaram a já ir capengando aliado a sinais de cansaço e desinteresse. Na minha humilde opinião "Exceedraft" é muito pior e "um prego no caixão", achei horrível!! horrorosa!! Ainda tem o capeta no final! O.o' E apesar da "ligação com "Winspector" e "Solbrain", isso parece que nem existe... "Janperson" achei ruim, gostei mais do "GunGibson" que ele! "Blue Swat" tu vê, mas sinceramente nem lembro.. Os "B-Fightes" e o irmão (B-Fighters Kabuto) foram a terra, e "Robotack" e Kabutack a lápide total do gênero na época. Apesar de apreciadores.
Mas voltando a "Solbrain", não acho uma boa série, apesar de ter episódios bons, resolveu dar mais ênfase aos seus defeitos, inclusive alguns vindos de "Winspector", foi falho em sua excussão geral, e não foi bem em audiência quanto acharam que seria, causando prejuízo. Lamento.
Pra mim, apesar da revisão capenga, e não a achar cativante, cheia de defeitos, e muito inferior a sua também defeituosa irmã, "Winspector". Por mais que tenha dado meia estrela, e a experiência tenha sido sofrível, a memória afetiva ainda continua lá, mas escolho ser mais taxativo e lucido, pois há séries muito melhores que essa por aí, merecendo olhares e notas melhores.
"Solbrain" pode ser uma mera curiosidade, e alguns gostam mais que "Winspector", respeito, mas mantenho a nota em relação a minha experiência, muito cansativa, ruinzinha, mesmo para uma série de seu publico e em seu moldes, a meu ver. É isso.
Revisto, dia 08-03-2026
["O sol não brilhou pra "Solbrain", as crianças viraram bandidos, a esperança morreu, a lei se corrompeu, a luta tá ai, e o perigo está maior do que nunca..."]
"Como é tão bom viver,... sabendo que outra vez... x(
lembro que gostava muito dessa série e adorava a música de abertura.
Usuário temporariamente bloqueado por infringir os termos de uso do Filmow.
Vem, vem, há tanto perigo em todo lugar...
Continuação bacana de Winspector, com história parecida, mas com outros heróis. O tema de abertura era muito legal.