Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tatyana Ali

Tatyana Ali

Nomes Alternativos: Tatyana Marisol Ali

76Número de Fãs

Nascimento: 24 de Janeiro de 1979 (38 years)

North Bellmore, Long Island, Nova York - Estados Unidos da América

Tatyana Marisol Ali é uma atriz e cantora norte-americana, mais conhecida por seu trabalho na série de televisão The Fresh Prince of Belair como Ashley Banks.

Ali nasceu em Long Island, sendo filha de Sonia, uma enfermeira, e Sheriff Ali, um detetive. Sua mãe é nativa do Panamá, e seu pai é descendente de negros e indianos, nascido em Trinidad e Tobago. Ela tem duas irmãs mais novas, Anastasia e Kimberly, e devido às influências de sua família, é fluente em inglês e espanhol.

Aos 5 anos, Ali já havia ganho duas vezes o concurso do Star Search na televisão, e aos 7, começou sua carreira como cantora, e logo depois como atriz, atuando como Tatyana em episódios de Sesame Street. Porém, até então, Tatyana Ali era apenas mais um nome qualquer em Hollywood, até que foi escalada como Ashley Banks na popular sitcom da NBC, The Fresh Prince of Belair, onde, além de atuar, pôde cantar em vários episódios. Seu companheiro de trabalho, Will Smith, apoiou sua carreira como cantora desde o início, após constatar o talento da colega, mas ela passaria mais cinco anos no seriado antes de se dedicar à música por completo.
Seu álbum de estréia foi Kiss the Sky, que ganhou disco de ouro no início de 1999. O álbum lançou o hit Daydreamin', que chegou ao 6º lugar nas parados de sucesso britânicas e estadunidenses ao mesmo tempo. Na Grã-Bretanha, o sucesso se expandiu para outros dois singles, Boy You Knock Me Out - com Will Smith - e Everytime.
Em 2005, Ali completou seu trabalho no filme Glory Road e estrelou o videoclipe de Nick Cannon e Anthony Hamilton, Can I Live?, como a mãe do primeiro. Em 2007, ela participou de vários curta-metragens produzidos pelos participantes do programa On the Lot, e de vários episódios da telenovela de sucesso, The Young and the Restless, como Roxanne. Atualmente, ela trabalha em seu segundo álbum, que ela destaca como um "esforço independente".