Em 1982, Argentina e Reino Unido travaram a Guerra das Malvinas / Falkland. A guerra terminou com a vitória militar britânica e levou cerca de 1.000 vidas, tanto britânicas como argentinas. Enquanto o conflito ocorreu há anos, a soberania das ilhas ainda está em disputa. "Teatro de Guerra" conta a história de como seis veteranos da Guerra das Malvinas / Falklands se uniram para fazer um filme. Quase trinta e cinco anos após o conflito, três veteranos britânicos e três argentinos passaram meses juntos discutindo suas memórias de guerra e depois ensaiando sua reconstituição.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
muito criativo!!
Documentário bem criativo e instigante sobre o tema. Interessante como aborda o conflito das memórias também.
A sinopse do filme já deixava clara a pujança de seu conteúdo e a validade conflitante de sua proposta, afinal advinda de outros tratamentos artísticos sobre o mesmo tema e envolvendo os mesmos protagonistas. O ritmo é cadenciado e permite-nos conhecer pouco a pouco os personagens reais desta guerra tão absurda, como todas as demais guerras. Procedimentalmente, lembrou-me um pouco dos estratagemas documentais do Joshua Oppenheimer, mas com um diferencial positivo: aqui, temos uma diretora encarando uma chaga árdua de seu próprio país, uma mácula ainda não-resolvida em sua história nacional. À medida que ficção e reconstituição não dão conta da oposição longeva entre países e das chacinas colonialistas, o documentário cresce ao envolver mais e mais pessoas na encenação teatral, afinal paralisada no desfecho a ser continuado na vida, em demais projetos artísticos. Intencionalmente genial e politicamente arrasador. Dramático ao extremo. Magistral! (WPC>)
Diferente e interessante a abordagem desse documentário, que é muito mais focado nas experiências e visões de mundo dos participantes do que entrevistas e composições já definidas.
É muito natural e curioso ver como eles se relacionam e como a mente de cada um foi afetada ou corresponde quando eles são forçados a lembrar da guerra e a discutir suas posições ideológicas sobre as Malvinas.