Thampu

1978

Thampu

"Um caminhão ao ar livre cheio de pessoas aparentemente comuns segue seu caminho languidamente pelas estradas costeiras iluminadas pelo sol de Thalassery, Kerala. Este circo itinerante muito unido, formado por uma trupe de intrépidos desajustados e fantasistas, já fez esta jornada antes, vivendo uma existência transitória de tédio, serviço e aprisionamento. Seria errado negar que os filmes de Aravindan não têm enredo, mas Thampu é provavelmente o mais perto que ele chegou de fazer um documentário. O uso de um quadro não narrativo que privilegia situações episódicas e a recusa em introduzir personagens ou torná-los substanciais de alguma forma transforma o supérfluo, como a montagem da tenda de circo, em espetáculos autônomos de performance social. Além da presença de Gopi como empresário, muitos dos personagens que povoam a trupe de circo são não profissionais, outra característica notável do neorrealismo, um estilo e forma estridentemente transparentes na abordagem semobservacional de Aravindan. Da mesma forma, a cinematografia em preto e branco (trabalho excepcional novamente do distinto Shaji N. Karun) é uma escolha estética que também aumenta o estilo neorrealista" (Fonte: Omar Ahmed/ Movie Mahal)

1978

Elenco de Thampu