Thank You for Not Breeding

2002

Thank You for Not Breeding

Biólogos estimam que 20.000 a 40.000 espécies se extinguem a cada ano, muitas vezes mais do que a "taxa de extinção" embutida no processo evolutivo. A causa? Impacto ambiental humano, produto do consumo pela população. Muitos ambientalistas se concentram em nosso consumo excessivo, mas discutir o último fator na equação - a população - saiu de moda. A maioria dos cientistas concorda que a Terra não pode sustentar nem mesmo os 6 bilhões de humanos que já estão aqui, mas a ideologia pró-crescimento, a elevação cultural da procriação e a marginalização social e política de quem não tem filhos conspiram para tornar o tabu óbvio. Falar sobre a causa da população é perder credibilidade política em todas as áreas. Assim, os defensores mais francos da não procriação jogam a viabilidade política ao vento, voltando-se para o humor, a arte performática e a vontade de não serem levados a sério. Bem-vindo à franja radical do ambientalismo: o Movimento de Extinção Humana Voluntária e a Igreja da Eutanásia. Armados com slogans como "Obrigado por não procriar" e "Viva bastante e morra", suas ideias geralmente são recebidas com risos ou hostilidade. Mas por trás da tolice, eles têm alguma razão? Por meio de animação humorística e entrevistas ao vivo com acadêmicos, economistas e ativistas em todo o espectro político, "Thank You For Not Breeding" dá uma nova olhada em nossa espécie, nosso meio ambiente e nosso futuro.

2002