The Cranberries: Salvation

1996

The Cranberries: Salvation

"Salvation" é uma canção Cranberries do terceiro álbum de estúdio, "To the Faithful Departed" de 1996. Lançado em 8 de abril de 1996, o single alcançou o primeiro lugar na parada de rock moderno da Billboard dos EUA por quatro semanas e foi um sucesso nas paradas da Europa e da Austrália, chegando ao quarto lugar na Islândia, número seis na Itália, número sete na Nova Zelândia, e número oito na Austrália e Irlanda.
"Salvation" fala sobre o abuso de drogas e como alguém deve evitar cair nele. A franqueza da música foi considerada branda e muito enfadonha pela mídia e pelos críticos, mas Dolores O'Riordan disse que não era para ser uma música antidrogas, mas "meio que uma anti a ideia de se tornar totalmente controlado por qualquer coisa, qualquer substância", afirmou O'Riordan a Kurt Loder, acrescentando que sabia como era e que "não foi uma experiência agradável e não me levou a lugar nenhum. Me confundiu mais".
Ela explicou que o significado por trás da música era "realidade (Ser) realidade, e infelizmente não importa o quanto você vá embora, você volta, e é.
O vídeo foi o último vídeo da banda a ganhar grande rotação na MTV, já que os singles posteriores não conseguiram ganhar força na rede. O vídeo apresentava um palhaço enlouquecido (Um híbrido dos monstros de terror Freddy Krueger, Pennywise e Pinhead) flutuando em torno de um castelo e seus arredores e dirigindo em um carro um grupo de meninas, insinuando estar sob o domínio das drogas vício. O vídeo corta entre imagens de Dolores O'Riordan cantando a música e dois adultos, que se alternam entre tentar acordar uma filha em coma de seu sono, com o palhaço malvado amarrando e aterrorizando o casal com a filha agora acordada beijando o palhaço. O videoclipe de "Salvation" foi dirigido em março de 1996 por Olivier Dahan na França, para a empresa Bandits Productions. Apresenta a dupla de comédia francesa Éric e Ramzy. É um dos vídeos mais aclamados pelos fãs da banda. Tem um humor bizarro e referências notórias ao uso e abuso de drogas. As imagens bizarras representam os efeitos que as drogas têm nas pessoas. O palhaço pulando no ursinho é um símbolo da perda da inocência, e os pais presos mostram como as drogas são um problema que afeta não só quem consume, mas também seus parentes e amigos próximos.

8 de Abril de 1996

Elenco de The Cranberries: Salvation