The Finnish Knife

1965

Finsky Nuz / Finský nůž

O diretor Zdeněk Sirový deu sua contribuição mais importante para a Nova Onda da Checoslováquia com o filme Smuteční slavnost (Cerimônias Funerais, 1969). Como resultado, uma de suas realizações anteriores, o drama psicológico íntimo Finský nůž (A faca finlandesa, 1965), foi um tanto esquecida. Os protagonistas principais são dois jovens que se convenceram de que mataram alguém numa briga que infelizmente poderiam ter provocado. Tonda (Karel Meister), de 20 anos, e Honza (Jaromír Hanzlík), de 17, fogem da justiça antes mesmo de sua culpa pela morte ser determinada. Eles conseguem chegar à Polónia, mas a tensão entre eles aumenta e, após o regresso a casa, separam-se... Além do espectacular claro-escuro no trabalho de câmara de Jan Čuřík, este filme íntimo oferece um testemunho convincente de um período em que os jovens lideravam externamente sem problemas. , vidas com propósito eram tipicamente assoladas por profundos medos internos e incertezas sobre o seu lugar na vida.

1965

Elenco de The Finnish Knife