Theatro Municipal: 100 Anos de Arte

2011

Theatro Municipal: 100 Anos de Arte

O filme, dirigido por Helio Goldsztejn, tem como foco mostrar a história de arte do Theatro Municipal. Para isso, traça momentos de grande importância que o cercaram. A começar pela data de inauguração, dia 12 de setembro de 1911, quando, pela primeira vez, a cidade viu seu primeiro congestionamento.

Depoimentos emocionantes de grandes nomes revigoram a lembrança desse espaço como cenário artístico. A atriz Eva Wilma define o teatro como sendo verdadeiros templos. “Lugares onde a gente consegue mergulhar fundo dentro de si mesmo e se inspirar”, diz. O dramaturgo Antunes Filho fala da importância do Municipal na sua vida. “Eu não teria sido quem eu sou se não fosse o Theatro Municipal”, declara. E a cantora Celine Imbert afirma: “É o teatro mais lindo que tem no Brasil”.

Destacadas apresentações, como Maria Callas, Mikhail Baryshnikov, Ruth Scobar, Villa-Lobos, entre outros, estão em memoráveis imagens de arquivo. Outro ponto de destaque do programa é a adoção da dramaturgia para reviver a Semana de Arte Moderna, em 1922, que teve o Theatro como cenário. Representando o escritor Mário de Andrade para recontar algumas passagens do movimento está o ator Pascoal da Conceição.

Símbolo contestatório, a escadaria externa foi palco de muitas manifestações. De lá, Cacilda Becker e Fernanda Montenegro reivindicaram a democracia durante o regime militar, fato que o documentário também resgata com imagens de arquivo.

2011