Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tom Riley (III)
91Número de Fãs

Nascimento: 5 de Abril de 1981 (36 years)

Maidstone, Kent - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Tom Riley nasceu em Maidstone, Kent. Envolveu-se com o drama em sua cidade natal com apenas quatro anos de idade e passou seus anos na escola escrevendo e dirigindo peças. Estudou na Maidstone Grammar School e posteriormente literatura inglesa e drama na universidade de Birmingham, graduou-se em 2002 com honras. Após isso formou uma companhia de teatro antes de iniciar um curso de atuação de três anos da London Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA), concluindo seus estudos em 2005.
Riley tem recebido elogios da crítica por suas performances no teatro, TV e filmes, apesar de provavelmente ser mais conhecido por seus papéis na TV – mais recentemente como Leonardo da Vinci nas três temporadas da série Da Vinci's Demons do canal Starz e como Adam na segunda temporada da aclamada série Inside Nº 9 do canal BBC. Outros papéis notáveis na TV incluem Robin Hood em Doctor Who, também da BBC, Laurence Shepherd em Monroe, Gavin Sorensen em Bouquet of Barbed Wire e Sr. Wickham em Lost In Austen, todas pertencentes ao canal ITV.
Além de boas críticas, Tom também já recebeu prêmios em reconhecimento por seus trabalhos no teatro e TV. Estes incluem melhor ator no BAFTA Cymru Awards em 2014 e uma menção honrosa no Cablefax Awards também em 2014 pelo seu trabalho como Leonardo em Da Vinci's Demons. Tom recebeu uma indicação ao Drama Desk Awards em 2011 pelo papel de Septimus Hodge em Arcadia na Broadway e uma indicação ao Off West End Theatre Awards em 2010 por seu papel como Bach em Hurts Given and Received.
Em 2016 começaram as gravações da série em 8 episódios da Amazon Prime, “The Collection”, onde Tom Riley fará o papel de Claude Sabine.