Quando seu pai e irmão são assassinados por uma gangue de ladrões de gado, o explorador de estradas Clay O'Mara (Audie Murphy) vara todo o Oeste em busca de vingança. No caminho, ele fecha uma estranha aliança com o fora-da-lei Whitey Kincade (Dan Duryea), um violento pistoleiro que está mais interessado em ver o inexperiente O'Mara tentando matar os assassinos que encontra pelo caminho do que propriamente ajudá-lo. Mostrando-se um verdadeiro durão, ele ainda encontrará muitos criminosos em seu caminho até que, num sangrento tiroteio, consiga finalmente defender a honra de sua família.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
"Traição Cruel" é um filme estadunidense de 1954, do gênero faroeste, dirigido por Jesse Hibbs e estrelado por Audie Murphy e Susan Cabot.
O filme tem sido bem avaliado pela crítica, que louva a inteligência do roteiro e a beleza da fotografia.
Destaque para Dan Duryea, no papel do cínico e sarcástico pistoleiro Whitey Kincade, que rouba todas nas cenas em que aparece.
A dupla central já se encontrara anteriormente em "The Duel at Silver Creek" e "Gunsmoke".
"Traição Cruel", teve suas repentinas exibições na extinta atração global Sessão Western na década de 80, e pela TV Record, na extinta Sessão Bang Bang, nos idos dos anos 90.
De curta duração, é um bom western, divertido e nostálgico.
Dobradinha Audie Murphy/Dan Duryea, em mais um bang-bang. Duryea rouba a cena cada vez que aparece.
Audie Murphy não perde o rostinho de menino meigo. Não combina muito com filmes de faroeste. Mesmo assim, ele fez 33 filmes de faroeste, sinal de que o público gostava do ator.
Achei que Traição cruel tem um roteiro fraco. O bom bandido interpretado por Dan Duryea não me convenceu.
Entretanto, como gosto desse gênero de filme, deu para curtir.
Ótimo western.
O filme começou muito bem, mas desandou no meio. Aquela parte do roubo do cavalo é meio desnecessária apesar de introduzir os irmãos (personagens também sem tanta necessidade). O romance também é mal resolvido e pouco acrescenta para a trama, mas isso chega até ser características dos faroestes de hollywood. Porém, as sequências de ação são muito boas, principalmente as de perseguição nos cavalos... Típico faroeste dos anos 40/50, tanto nos acertos como nas falhas.