3. > Tutubarão

Tutubarão

1976

Título Jabberjaw (Original)
Ano produção 1976
15 de Fevereiro de 1976 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Tutubarão se passa no século XXI, ano de 2021. O astro é um tubarão branco e bondoso, tão feroz quanto um gatinho de dois dias. Engraçado, atrapalhado e sempre reclamando porque ninguém lhe dá o "devido respeito" (uma marca registrada do comediante Roger Dangerfield), Tutubarão tem muito do Curly, de Os Três Patetas. Assim como o cômico personagem da série de tevê, nosso amigo marinho tem alguns cacoetes de linguagem, repetindo várias vezes "Uh...uh...uh..." e "Nhac, nhac, nhac".

Nessa civilização do futuro em que Tutubarão vive, a humanidade mora no fundo do mar e estão perfeitamente adaptadas ao lugar. Dessa forma, aqua-cidades, aqua-móveis e aqua-naves são muito comuns.

Um grupo de adolescentes acompanha as aventuras do protagonista. Juntos eles formam um grupo musical chamado Os Netunos. Tutubarão toca bateria - excelente, diga-se; o líder do grupo Bife arrasa na guitarra; a esnobe Leila é a percussionista; Bolha - uma loirinha burra - é a tecladista e Lingüiça o contra-baixista. E são durante as viagens em turnê, que o grupo acaba cruzando com criminosos e vilões pérfidos. Como para salvar o mundo não basta cantar, nossos amigos precisam colocar a mão na massa e tentar solucionar os casos em que se envolvem.

Como qualquer protagonista, Tutubarão e sua turma sempre terminam bem, mesmo contando com um herói desajeitado e medroso tanto quanto Scooby-Doo. Quem não tem tanta sorte quanto o cachorro da Máquina do Mistério é o próprio "Tutu", que sempre acaba sofrendo na mão de Leila (por quem tem uma quedinha). A garota não suporta as palhaçadas e os beijos lambuzados de seu admirador.

O desenho durou dois anos (1976/78), mas a segunda temporada só mostrava reprises. Tutubarão apareceu novamente quase uma década depois como um dos competidores do desenho Ho-Ho-Olímpicos.

Mas fica a pergunta que não quer calar: Lingüiça e Salsicha eram parentes?

"Não tem respeito!"

1 TEMPORADA COM 16 EPISÓDIOS