Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > William Hanna

William Hanna

Nomes Alternativos: William Denby Hanna

162Número de Fãs

Nascimento: 14 de Julho de 1910 (90 years)

Falecimento: 22 de Março de 2001

Melrose, New Mexico - Estados Unidos da América

Foi um cartunista e animador estadunidense. Alguns dos mais divertidos personagens que povoaram a infância de várias gerações, como Tom & Jerry, Os Flinstones, Zé Colméia, e Scooby-Doo, nasceram, dos traços e da imaginação de William Hanna, que formou com Joseph Barbera (Nova Iorque, 24 de Março de 1911 - 18 de Dezembro de 2006) uma das empresas pioneiras do mundo da animação (Hanna-Barbera).

Estudou engenharia, mas durante o período da grande depressão, foi trabalhar no departamento de desenho dos estúdios Harman-Ising. Em meados da década de 1930, assumiu a posição de diretor da unidade de animação de Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Joseph Barbera. Juntos, os dois criaram a série Tom e Jerry, um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos, e iniciaram uma parceria que unia a grande habilidade de Barbera na prancheta com a facilidade para o humor de Hanna. Os dois também fizeram história na Metro ao criar cenas que misturavam desenho animado e atores nos clássicos Anchors Aweigh (1945, Marujos do amor) e Invitation to dance (1956, Convite à dança).

Quando a MGM fechou seu estúdio de animação, na década de 1950, William Hanna convenceu o parceiro a produzir para a televisão, criando uma forma mais simples e barata de animação adaptada para a tela pequena. em 1957, foi criada a Hanna-Barbera e no mesmo ano foi lançado o desenho Jambo e Ruivão, o primeiro de uma longa série que marcou a história da televisão em todo o mundo. Entre seus desenhos de maior sucesso, incluem-se também Os Jetsons, A turma do Manda-Chuva, Dom Pixote, Ricochete e Blau-Blau e Pepe Legal. A dupla ganhou sete prêmios Emmy de televisão. Morreu em 2001 dormindo.