Uma Gôndola para Nova Veneza

2014

Uma Gôndola para Nova Veneza

Em 2006, a cidade de Nova Veneza, no sul de Santa Catarina, recebeu uma gôndola original de presente do governo italiano. Apenas três outras foram doadas oficialmente pela Itália e encontram-se em Toronto, no Canadá; São Petersburgo, na Rússia e Las Vegas, nos Estados Unidos. Joana viajou ao pequeno município e, em seguida, a Veneza, filmando 54 horas de material para produzir o média-metragem que recupera a trajetória da vinda da embarcação ao país e reflete sobre as mudanças ocorridas no local.

Com mais de 95% de seus 13 mil habitantes descendentes de imigrantes da região do Vêneto, Nova Veneza foi a primeira colônia italiana instalada no Brasil República, em 1891. Desde a colonização, os moradores vêm casando entre si; os mais velhos falam um dialeto único, misturando o italiano arcaico com o português, e hoje há muitos filhos de neovenezianos residindo na Itália. Portanto, a relação com a pátria mãe é real e cotidiana.

Através de entrevistas com membros de diferentes famílias, o registro busca entender como a chegada de uma gôndola, com direito a desfile em carro aberto na cidade, e sua instalação em um lago artificial, reacendeu o sentimento de italianidade na população, de pertencimento à nação europeia, consolidando o desejo de resgate da cultura. Eles até passaram a ter o “Carnevale di Venezia”, uma festa que reúne centenas de mascarados em trajes confeccionados pelas artesãs locais.

2014

Elenco de Uma Gôndola para Nova Veneza