Uma Sessão Méliés

1997

Une Séance Méliés

Um convite para um mergulho no universo de Georges Méliès, apresentando 15 dos seus mais famosos filmes, oferecendo um panorama completo dos diversos gêneros que ele abordou: encantamento, magia, truques de filmagem, contos, histórias burlescas ou fantásticas...

Georges Méliès foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.

Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin. Ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert W. Paul e ficou entusiasmado com isso, tanto é que saía filmando cenas do cotidiano em Paris. Um dia a sua câmera parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e quando ele voltou a filmer, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. A esta trucagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras como perspectiva forçada, ou filmagens a alta e baixa velocidade. Durante uma década, criando filmes fantasiosos. Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo.

Um de seus filmes mais conhecidos foi Le Voyage dans la lune ("Viagem à Lua") de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.

1997

Elenco de Uma Sessão Méliés