Genial! Truffaut foi muito feliz ao transpor para as telas a história de Adèle, a partir da premissa "batida" (porém inesgotável) de que querer alguém vai além desse alguém, ama-se o desejo e não objeto desejado, blá blás da obsessão. Obsessão, aliás, que é marca de Adjani, tanto em Adèle H. quanto em Camillie Claudel - talvez o ser humano seja grande quando abre mão da lucidez em nome de uma causa. Li sobre esse filme em um conto chamado "Extremos da paixão", do Caio Fernando Abreu. Ele faz uma leitura muito bonita da história, e das histórias afins. Citando John Hincley Jr., apaixonado por Jodie Foster: "se você não me amar, eu matarei o presidente". E deu um tiro em Ronald Regan. A mais significativa frase de amor do século XX? Werther acharia lindo.
É uma poesia visual tão intensa que se torna perigoso tentar qualificar, sempre se corre o risco de diminuir a obra. Vejam - sintam - este filme. E só.
A História de Adèle H.
3.9 129Genial! Truffaut foi muito feliz ao transpor para as telas a história de Adèle, a partir da premissa "batida" (porém inesgotável) de que querer alguém vai além desse alguém, ama-se o desejo e não objeto desejado, blá blás da obsessão. Obsessão, aliás, que é marca de Adjani, tanto em Adèle H. quanto em Camillie Claudel - talvez o ser humano seja grande quando abre mão da lucidez em nome de uma causa. Li sobre esse filme em um conto chamado "Extremos da paixão", do Caio Fernando Abreu. Ele faz uma leitura muito bonita da história, e das histórias afins. Citando John Hincley Jr., apaixonado por Jodie Foster: "se você não me amar, eu matarei o presidente". E deu um tiro em Ronald Regan. A mais significativa frase de amor do século XX? Werther acharia lindo.
Paris, Texas
4.3 697 Assista AgoraÉ uma poesia visual tão intensa que se torna perigoso tentar qualificar, sempre se corre o risco de diminuir a obra. Vejam - sintam - este filme. E só.
Nome Próprio
3.3 294 Assista AgoraA pior coisa que a Leandra Leal poderia ter feito com o próprio nome.