aquelas pessoas brancas, claramente racistas, estarem dispostas a ter cerebros transplantados para corpos de negros, simplesmente por atributos físicos ou outros motivos banais assim. Sinceramente, isso nunca aconteceria na vida real. Por mais que o sujeito pense que "ser negro está na moda" ou "negros sao fortes", etc, um racista nunca aceitaria viver no corpo da pessoa negra. Completamente sem sentido.
Tem muita gente julgando partes do filme sem entender muitas coisas!! Gostaria de ajudar a repassar algumas informações pra quem teve preguicinha de pesquisar depois de assistir. LEIAM:
VIAGEM NO TEMPO: A teoria de viagem no tempo usada no filme é a mesma usada em Interstellar: o "Paradoxo de Bootstrap", em que um loop temporal alternativo é criado para "ter acesso" ao futuro. Esse paradoxo afirma que quando um item ou uma informação "viajam" no tempo, não se pode afirmar ao certo qual realmente é a origem dele. Por exemplo: como Louise soube o número de telefone de Shang e o que dizer para ele a princípio? É incerto. A teoria de bootstrap afirma que há um loop criado entre esses dois momentos no tempo, é como se a própria volta do item/informação ao passado tivesse dado origem a ele mesmo. Para entender melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_bootstrap
Porém, vale ressaltar: isso é um paradoxo para a NOSSA compreensão. Pelo que fica claro no filme, a compreensão dos alienígenas do tempo é algo totalmente diferente da nossa ideia linear. É algo circular...assim como o nome de Hannah: é igual pelo início e pelo fim. Portanto, pode soar incompreensível para NÓS o fato da informação ter criado a si mesma quando "viajou" no tempo, mas por uma perspectiva circular, de loop no tempo que consegue "linkar" os momentos, isso faria sentido.
LINGUAGEM: É muito válido também dar uma lida na Hipótese de Sapir-Whorf que esclarece o relativismo linguístico no filme. Mesmo sendo criticada atualmente com o surgimento de teorias mais modernas, o estudo sobre essa teoria ajuda muito a entender como a linguagem alienígena apresentada no filme traz consigo a possibilidade da "percepção/visão" de futuro. Existem exemplos reais de casos parecidos, como tribos indígenas que não possuíam compreensão de tempo futuro/passado por não terem elementos em sua linguagem que implicassem tal tema; conheciam e entendiam apenas o presente e, portanto, tinham uma visão de mundo completamente diferente da que nós temos. Podemos ver exemplos mais simples desse tema também ao analisar a origem e os significados de certas palavras em variados idiomas... Enfim, "o estudo das estruturas de uma língua pode levar à elucidação de uma concepção de um mundo que a acompanhe". Quem quiser saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_de_Sapir-Whorf
PESQUISEM ANTES DE CRITICARRR! POR FAVOR! Não digam que as coisas são incoerentes sem ao menos pesquisar a respeito antes. Esse filme é complexo...e muito lindo!
Aqui vai uma ÓTIMA teoria sobre Lost Highway: (é grandinha, mas vale a pena ler)
"Assistir Lost Highway é como ler um caderno de um diretor, produzindo seu filme." O filme é apenas uma representação cinematográfica do processo criativo ainda em progresso. É uma visão incompleta de um filme sendo formado; sendo dramatizada.
Há dois mundos no filme. O mundo fictício, dos personagens e da trama em si; e o mundo real, o mundo no qual o diretor atua e toma suas decisões. E esse diretor/autor é interpretado pelo Mystery Man, aquele cara perturbador sem sombrancelhas. Ele obviamente é a representação do diretor, como podemos ver, ele pode estar em todos os lugares (que nem na festa, em que ele pede pra Fred ligar pra sua casa, e ele está la), não obedecendo a lei física do mundo fictício (pois ele faz parte do mundo real). Ele sempre está carregando uma câmera e ele é capaz de manipular personagens.
Fred é um personagem incompleto. As suas falas e diálogos estranhos com sua esposa mostram que ele parece não ter uma personalidade concreta ainda, e ele nunca parece estar satisfeito. Um exemplo disso também é o fato de ele não conseguir fazer amor com sua esposa, pelo fato de apenas ser um personagem incompleto.
O ambiente da casa também possui pouquíssimos móveis e decorações - um exemplo de cenário incompleto, que não está pronto ainda.
As fitas gravadas pelo Mystery Man demonstram uma tentativa do diretor de entrar no "mundo" de seus personagens e entendê-los, entrar em suas vidas e observar todos os detalhes, afim de conseguir prosseguir com as ideias do filme . A cena de assassinato foi uma tentativa do diretor (Mystery Man) de tentar fazer algo acontecer, um clímax para seu filme. Como ele é o "todo-poderoso" por ser diretor, ele pode fazer as coisas acontecerem e o mundo fictício obedece, mesmo não fazendo muito sentido. O problema é que Fred vai para a prisão. Como ele é o protagonista, e fica praticamente impossibilitado de dar continuidade as tramas do filme, já que está preso, o diretor resolve se livrar dele e arranjar outro protagonista. Lembrem-se que esse filme se trata do processo de CRIAÇÃO de um filme em si, ou seja, coisas absurdas podem acontecer, já que a narrativa não está pronta. O filme é tudo que se passa na mente do Lynch ao tentar criar o filme! Bom, na cela, Fred literalmente se transforma em Pete. Pouco antes do momento da transformação, pode-se ver a cabana pegando fogo, só que ao inverso, e isso é como se fosse o processo de criatividade, a mente do autor, porque a criatividade é uma explosão invertida: "chamas" de ideias que ao invés de fazer algo se destruir, faz algo ser criado. Então o Mystery Man aparece, obvio, já que ele é o diretor do filme em progresso, e começam a acontecer manifestações estranhas, luzes, confusão na mente do Fred, demonstrando um choque entre o mundo fictício e o real, pois o diretor está interferindo diretamente ali.
A trama então começa a ter Pete como protagonista. Pulando para o final, na parte que Pete e Alice vão para a cabana, Peter diz para Alice "i want you" e ela responde "you'll never have me" e vai embora. Nesse momento, Pete volta a ser Fred, pois o diretor percebeu que Pete não é o protagonista necessário. A mente do diretor está confusa, ele vê Fred e fica furioso. Ele não entende ainda a essência de Fred, não consegue se decidir sobre a trama.
Na cena em que Fred está no carro, na estrada, na "lost highway" em si, uma situação que ele só consegue ver o que o farol do carro ilumina e nada mais em volta, uma metáfora para o processo de criação do filme, em que você só consegue ver os passos que dá, mas não sabe no que isso vai se desenvolver, não sabe o que vem na frente e o que pode mudar.
Fred indo em sua própria casa e dizendo "Dick Laurent is dead" é uma tentativa do diretor de voltar ao início do filme, reescrever a história, tentar algo que dê certo da próxima vez.
(a teoria não é minha, apenas tentei explicá-la aqui com minhas palavras porque ela me ajudou MUITO a entender o filme)
Corra!
4.2 3,6K Assista Agorauma coisa que não fez sentido no filme foi
aquelas pessoas brancas, claramente racistas, estarem dispostas a ter cerebros transplantados para corpos de negros, simplesmente por atributos físicos ou outros motivos banais assim. Sinceramente, isso nunca aconteceria na vida real. Por mais que o sujeito pense que "ser negro está na moda" ou "negros sao fortes", etc, um racista nunca aceitaria viver no corpo da pessoa negra. Completamente sem sentido.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraTem muita gente julgando partes do filme sem entender muitas coisas!! Gostaria de ajudar a repassar algumas informações pra quem teve preguicinha de pesquisar depois de assistir. LEIAM:
VIAGEM NO TEMPO: A teoria de viagem no tempo usada no filme é a mesma usada em Interstellar: o "Paradoxo de Bootstrap", em que um loop temporal alternativo é criado para "ter acesso" ao futuro. Esse paradoxo afirma que quando um item ou uma informação "viajam" no tempo, não se pode afirmar ao certo qual realmente é a origem dele. Por exemplo: como Louise soube o número de telefone de Shang e o que dizer para ele a princípio? É incerto. A teoria de bootstrap afirma que há um loop criado entre esses dois momentos no tempo, é como se a própria volta do item/informação ao passado tivesse dado origem a ele mesmo. Para entender melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_bootstrap
Porém, vale ressaltar: isso é um paradoxo para a NOSSA compreensão. Pelo que fica claro no filme, a compreensão dos alienígenas do tempo é algo totalmente diferente da nossa ideia linear. É algo circular...assim como o nome de Hannah: é igual pelo início e pelo fim. Portanto, pode soar incompreensível para NÓS o fato da informação ter criado a si mesma quando "viajou" no tempo, mas por uma perspectiva circular, de loop no tempo que consegue "linkar" os momentos, isso faria sentido.
LINGUAGEM: É muito válido também dar uma lida na Hipótese de Sapir-Whorf que esclarece o relativismo linguístico no filme. Mesmo sendo criticada atualmente com o surgimento de teorias mais modernas, o estudo sobre essa teoria ajuda muito a entender como a linguagem alienígena apresentada no filme traz consigo a possibilidade da "percepção/visão" de futuro. Existem exemplos reais de casos parecidos, como tribos indígenas que não possuíam compreensão de tempo futuro/passado por não terem elementos em sua linguagem que implicassem tal tema; conheciam e entendiam apenas o presente e, portanto, tinham uma visão de mundo completamente diferente da que nós temos. Podemos ver exemplos mais simples desse tema também ao analisar a origem e os significados de certas palavras em variados idiomas... Enfim, "o estudo das estruturas de uma língua pode levar à elucidação de uma concepção de um mundo que a acompanhe". Quem quiser saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_de_Sapir-Whorf
PESQUISEM ANTES DE CRITICARRR! POR FAVOR! Não digam que as coisas são incoerentes sem ao menos pesquisar a respeito antes. Esse filme é complexo...e muito lindo!
Begotten
3.2 348Superestimado demais...
Estrada Perdida
4.1 469 Assista AgoraAqui vai uma ÓTIMA teoria sobre Lost Highway:
(é grandinha, mas vale a pena ler)
"Assistir Lost Highway é como ler um caderno de um diretor, produzindo seu filme."
O filme é apenas uma representação cinematográfica do processo criativo ainda em progresso. É uma visão incompleta de um filme sendo formado; sendo dramatizada.
Há dois mundos no filme. O mundo fictício, dos personagens e da trama em si; e o mundo real, o mundo no qual o diretor atua e toma suas decisões. E esse diretor/autor é interpretado pelo Mystery Man, aquele cara perturbador sem sombrancelhas. Ele obviamente é a representação do diretor, como podemos ver, ele pode estar em todos os lugares (que nem na festa, em que ele pede pra Fred ligar pra sua casa, e ele está la), não obedecendo a lei física do mundo fictício (pois ele faz parte do mundo real). Ele sempre está carregando uma câmera e ele é capaz de manipular personagens.
Fred é um personagem incompleto. As suas falas e diálogos estranhos com sua esposa mostram que ele parece não ter uma personalidade concreta ainda, e ele nunca parece estar satisfeito. Um exemplo disso também é o fato de ele não conseguir fazer amor com sua esposa, pelo fato de apenas ser um personagem incompleto.
O ambiente da casa também possui pouquíssimos móveis e decorações - um exemplo de cenário incompleto, que não está pronto ainda.
As fitas gravadas pelo Mystery Man demonstram uma tentativa do diretor de entrar no "mundo" de seus personagens e entendê-los, entrar em suas vidas e observar todos os detalhes, afim de conseguir prosseguir com as ideias do filme
.
A cena de assassinato foi uma tentativa do diretor (Mystery Man) de tentar fazer algo acontecer, um clímax para seu filme. Como ele é o "todo-poderoso" por ser diretor, ele pode fazer as coisas acontecerem e o mundo fictício obedece, mesmo não fazendo muito sentido. O problema é que Fred vai para a prisão. Como ele é o protagonista, e fica praticamente impossibilitado de dar continuidade as tramas do filme, já que está preso, o diretor resolve se livrar dele e arranjar outro protagonista. Lembrem-se que esse filme se trata do processo de CRIAÇÃO de um filme em si, ou seja, coisas absurdas podem acontecer, já que a narrativa não está pronta. O filme é tudo que se passa na mente do Lynch ao tentar criar o filme! Bom, na cela, Fred literalmente se transforma em Pete. Pouco antes do momento da transformação, pode-se ver a cabana pegando fogo, só que ao inverso, e isso é como se fosse o processo de criatividade, a mente do autor, porque a criatividade é uma explosão invertida: "chamas" de ideias que ao invés de fazer algo se destruir, faz algo ser criado. Então o Mystery Man aparece, obvio, já que ele é o diretor do filme em progresso, e começam a acontecer manifestações estranhas, luzes, confusão na mente do Fred, demonstrando um choque entre o mundo fictício e o real, pois o diretor está interferindo diretamente ali.
A trama então começa a ter Pete como protagonista. Pulando para o final, na parte que Pete e Alice vão para a cabana, Peter diz para Alice "i want you" e ela responde "you'll never have me" e vai embora. Nesse momento, Pete volta a ser Fred, pois o diretor percebeu que Pete não é o protagonista necessário. A mente do diretor está confusa, ele vê Fred e fica furioso. Ele não entende ainda a essência de Fred, não consegue se decidir sobre a trama.
Na cena em que Fred está no carro, na estrada, na "lost highway" em si, uma situação que ele só consegue ver o que o farol do carro ilumina e nada mais em volta, uma metáfora para o processo de criação do filme, em que você só consegue ver os passos que dá, mas não sabe no que isso vai se desenvolver, não sabe o que vem na frente e o que pode mudar.
Fred indo em sua própria casa e dizendo "Dick Laurent is dead" é uma tentativa do diretor de voltar ao início do filme, reescrever a história, tentar algo que dê certo da próxima vez.
(a teoria não é minha, apenas tentei explicá-la aqui com minhas palavras porque ela me ajudou MUITO a entender o filme)