Que filme! Não sei quão fiel foi o roteiro a Dostoiévski, mas Avi Korine e Richard Ayoade foram muito na adaptação desse roteiro. E também Jesse Eisenberg foi impecável. Infelizmente algumas das pessoas que comentaram aqui aparentemente não entenderam o filme. Por exemplo a comparação com Clube da Luta faz muito pouco sentido. A ideia aqui nunca foi dar a ilusão de que não é a mesma pessoa, mas exatamente o contrário.
Em Clube da Luta há um óbvio caso de personalidade dissociativa
que faz sentido no mundo real (com as devidas licenças poéticas), mas O Duplo não tem essa intensão. É algo muito mais interno e intenso (e paradoxalmente externo e fantasioso), não faz sentido esperar que tudo faça sentido no fim, não há compatibilidade com a realidade que esperamos em Clube da Luta. Em outro comentário é observado que o final foi otimista, isso vai variar do que você considera que aconteceu no fim. Na minha percepção foi o único final plausível, absoluto e compatível com o filme. E não é exatamente otimista. Enfim, foi uma grata surpresa esse filme.
É uma viagem filosófica incrível, nem me arrisco a discutir pela grande chance de ser superficial demais. O tema poderia ser tratado de forma taciturna e sombria, mas não, é muito mais interessante, é tratado de forma cômica e extrapolada (o que não deixa de ser sombria). John Malkovich, incrível como sempre,
nos faz realmente acreditar estar "possuído" por Craig (John Cusack) e depois como Lester/Captain Mertin. O rosto é de Malkovich, mas você vê, sente que ele é a outra personagem,
Dá uma dor no coração ler essa descrição. Parece que foi escrita por um estudante de ensino médio que odiou o filme e foi obrigado a fazer uma sinopse.
A história é boa, mas foi mal utilizada. Muito previsível, algumas revelações poderiam ter aparecido muito depois deixando o expectador em dúvida por mais tempo. O policial foi subutilizado e houve muitas coincidências com Klandermann. É uma pena.
Welles pôs toda a carga de símbolos em cada cena do filme, sendo genial em conseguir imitar o ambiente genial criado por Kafka, um pesadelo. As críticas negativas ficam por conta de minha imaginação ter sido diferente, ao ler o livro, do Josef K. de Anthony Perkins. Sua atuação foi satisfatória, porém, e isso é responsabilidade de Welles, não deu o tom que eu esperava, como leitor de Kafka. Para mim uma atuação muito boa foi a de Akim Tamiroff como Bloch. Não conheço o ator, mas gostei muito de como fez o personagem.
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraQue filme! Não sei quão fiel foi o roteiro a Dostoiévski, mas Avi Korine e Richard Ayoade foram muito na adaptação desse roteiro. E também Jesse Eisenberg foi impecável.
Infelizmente algumas das pessoas que comentaram aqui aparentemente não entenderam o filme. Por exemplo a comparação com Clube da Luta faz muito pouco sentido. A ideia aqui nunca foi dar a ilusão de que não é a mesma pessoa, mas exatamente o contrário.
Em Clube da Luta há um óbvio caso de personalidade dissociativa
Em outro comentário é observado que o final foi otimista, isso vai variar do que você considera que aconteceu no fim. Na minha percepção foi o único final plausível, absoluto e compatível com o filme. E não é exatamente otimista.
Enfim, foi uma grata surpresa esse filme.
Quero Ser John Malkovich
4.0 1,4K Assista AgoraÉ uma viagem filosófica incrível, nem me arrisco a discutir pela grande chance de ser superficial demais. O tema poderia ser tratado de forma taciturna e sombria, mas não, é muito mais interessante, é tratado de forma cômica e extrapolada (o que não deixa de ser sombria).
John Malkovich, incrível como sempre,
nos faz realmente acreditar estar "possuído" por Craig (John Cusack) e depois como Lester/Captain Mertin. O rosto é de Malkovich, mas você vê, sente que ele é a outra personagem,
O Homem Que Não Estava Lá
4.0 229 Assista AgoraDá uma dor no coração ler essa descrição. Parece que foi escrita por um estudante de ensino médio que odiou o filme e foi obrigado a fazer uma sinopse.
Columbus Circle
3.2 155 Assista AgoraA história é boa, mas foi mal utilizada. Muito previsível, algumas revelações poderiam ter aparecido muito depois deixando o expectador em dúvida por mais tempo.
O policial foi subutilizado e houve muitas coincidências com Klandermann.
É uma pena.
O Processo
4.0 128 Assista AgoraWelles pôs toda a carga de símbolos em cada cena do filme, sendo genial em conseguir imitar o ambiente genial criado por Kafka, um pesadelo.
As críticas negativas ficam por conta de minha imaginação ter sido diferente, ao ler o livro, do Josef K. de Anthony Perkins. Sua atuação foi satisfatória, porém, e isso é responsabilidade de Welles, não deu o tom que eu esperava, como leitor de Kafka.
Para mim uma atuação muito boa foi a de Akim Tamiroff como Bloch. Não conheço o ator, mas gostei muito de como fez o personagem.
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista AgoraAdemais de todas as críticas a esse incrível filme, o título em português é genial.