filmow.com/usuario/sobrelivroselongascombr
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > sobrelivroselongascombr
33 years
Usuário desde Outubro de 2020
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Sobrelivroselongas.com.br

    Introdução

    Biutiful é um filme do excelente diretor mexicano, Alejandro Gonzales Iñarritu, protagonizado pelo também excelente ator, Javier Bardem. Só por essas informações iniciais, já sabemos que podemos esperar uma obra de alta qualidade. A história se passa numa Barcelona bem diferente da bela e turística cidade que estamos acostumados a ver por aí. É um filme pesado, como de costume do diretor, que busca retratar mais uma vez a realidade do mundo caótico e cruel em que vivemos. Gravado em 2010, teve seu ator principal vencendo o Cannes de melhor ator, e algumas indicações de melhor filme estrangeiro.

    "Você acha que cuida das crianças? Não seja ingênuo, Uxbal. O universo cuida delas."

    História

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Uxbal, vivido por Javier Bardem, tem a guarda de dois filhos pequenos e uma ex-mulher bipolar. Após a separação, vive em um cubículo alugado com as crianças. Para criá-los, Uxbal agencia imigrantes ilegais, como senegaleses e chineses, encontrando trabalho para os mesmos em troca de uma comissão. Além disso, vende seus dons mediúnicos de conversar com mortos, aos familiares em luto. Os senegaleses vendem produtos chineses pirateados e mal fabricados, nas ruas de Barcelona. A todo momento, a polícia faz batidas nos locais de venda, para tentar apreender os imigrantes e seus produtos. Para apaziguar a situação, Uxbal paga subornos frequentes a um policial. Já os chineses, parecem ser ainda mais explorados. Dormem na própria fábrica, praticamente amontoados e trabalham fabricando esses produtos. São explorados por seus próprios compatriotas que deram uma melhor sorte na vida.

    Ao se consultar com um médico sobre fortes dores e sangue na urina que vinha sentindo há vários meses, Uxbal descobre um câncer terminal. Restam a ele apenas 2 meses de vida. Convivendo com as dores cada vez maiores e a angústia da morte próxima, Uxbal vai acumulando o máximo de grana para dar algum futuro a seus filhos. Para aumentar a renda, surge a oportunidade de vender o túmulo de seu pai, que havia morrido no México e trazido embalsamado para a Espanha. Ele e seu irmão desenterrariam o pai e o cremariam.

    A polícia descobre que alguns senegaleses estão vendendo drogas e faz uma batida grande nas ruas, prendendo muitos deles, inclusive um amigo de Uxbal, Ekweme. Na tentativa de defendê-lo, o mesmo também vai preso pela polícia. Com a fiança paga pelo seu irmão, Uxbal vai buscar seus filhos na casa da ex mulher, que aproveita o momento para tentar se reconciliar. Mesmo vivendo como prostituta, transando com o próprio cunhado, e notavelmente sem qualquer controle sobre seus vícios, ela garante estar melhor dos transtornos que sofre. Naturalmente, o peso de estar em seus últimos dias de vida, faz Uxbal dar uma nova chance a ela, e a família volta a morar junto.

    Na dura tarefa de acumular o máximo de dinheiro possível, Uxbal se apropria de parte de um dinheiro que seria usado para comprar aquecedores para os trabalhadores chineses, que passam frio ao dormir, e compra aquecedores velhos a um custo bem abaixo do mercado. O preço dessa atitude, no entanto, se mostra incalculavelmente maior que ele pensava. Na primeira noite com os aquecedores instalados, o gás vaza pelo cômodo trancado e abarrotado de chineses cansados e sofridos. Homens, mulheres e crianças, morrem dormindo. Uxbal fica transtornado com o ocorrido, demonstrando que apesar de contribuir com a exploração dos imigrantes, nutre grande afeto e senso de responsabilidade com os mesmos.

    Como se todos esses transtornos subsequentes não fossem suficientes, Uxbal ainda descobre o filho largado sozinho em casa, enquanto a mulher viaja com a outra filha. Ele, então, sai novamente da casa com os filhos e volta a morar no antigo cubículo, que já está ocupado pela mulher de Ekweme, Ige, e seu bebê. Esta assume naturalmente a função de cuidar das crianças e do próprio Uxbal, que está cada vez mais enfermo. No entanto, nos últimos momentos de vida, Uxbal dá seu dinheiro a Ige e pede a ela que continue a cuidar dos mesmos. Ige entra em um conflito interno, pois enxerga sua grande chance de voltar ao Senegal com o dinheiro recebido, ao mesmo tempo em que não quer trair a confiança do amigo nem abandonar as crianças. Ao final, Uxbal morre ao lados dos filhos e reencontra seu pai, ainda mais jovem que ele.

    Conclusão

    Biutiful é mais um excelente filme, de um dos melhores diretores da atualidade, Alejandro Gonzales Iñarritu. Esta obra poderia ser resumida em uma única palavra: contradição. Contradição do título (biutiful se refere a beautiful, que significa belo) com a história retratada, que não tem nada de belo. Contradição do protagonista em quase todas as suas atitudes, onde atua diretamente na exploração de centenas de vidas desgraçadas, enquanto nutre afeto, respeito e até algum senso de responsabilidade para com os mesmos. A contradição da própria cidade em que é filmado, Barcelona, conhecida por suas belezas e glamour, mostrada da forma mais feia e cruel possível. Por fim, contradição até mesmo na duração do filme, pois o enredo em si, caberia em um espaço bem menor de tempo, o que o caracteriza como muito longo para quem prefere não enxergar a desgraça alheia.

    Por sinal, esta última é a principal crítica que fazem a Biutiful, o que deixa claro a má vontade que temos quando nos deparamos com uma obra que detalha a vida na sua forma mais cruel, injusta e miserável. Para que nos alongarmos com a visão negativa do mundo, se o nosso mundo pessoal não é tão ruim assim, não é mesmo? Ora, as 2 horas e 28 minutos do filme são muito bem feitas, nada monótonas, e prendem a atenção do início ao fim a quem quer enxergar uma realidade que raramente se vê em seu mundinho egoísta.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Sobrelivroselongas.com.br

    Introdução
    Até logo, meu filho é um drama chinês dirigido por Wang Xiaoshuai e protagonizado por dois atores que venceram os respectivos Urso de Prata de melhor ator e melhor atriz, Wang Jingchun e Yong Mei. Os dois formam um casal que teve a história marcada pela morte trágica do filho. O enredo gira em torno desse drama familiar, contextualizando com a China contemporânea e as transformações vividas no país nas últimas décadas.

    O tempo parou para nós faz tempo. Agora só estamos esperando envelhecer.

    História

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    O casal Yaojun e Liyun trabalha em uma tradicional fábrica chinesa e vivem em uma modesta casa em Pequim, com seu filho Xingxing. Numa manhã qualquer, são avisados que seu filho havia se afogado na represa da região. Apesar de todos os esforços do pai em carregar o filho em seus braços, correndo até o hospital, o mesmo já chega sem vida. Uma tristeza profunda toma conta do casal, que apesar de quase nunca dialogar, conseguem apenas na expressão facial demonstrar todo o sofrimento que os abateu. Após o ocorrido, o casal resolve mudar de cidade e começar uma nova vida.

    A forma como o filme Até logo, meu filho foi dirigido é bem peculiar, pois não existe uma sequência cronológica nas cenas. A todo momento somos jogados para um tempo diferente, seja no futuro ou no passado. De início, fica bem difícil entender o contexto e se situar, mas aos poucos vamos nos acostumando. Até porque, como são mais de 3 horas de filme seria impossível não se adaptar à esse formato.

    É desse modo que vamos sendo apresentados a todos os fatos do enredo. Após a morte de Xingxing, entendemos que o casal adotou uma nova criança, mas que com o tempo foi ficando cada vez mais rebelde, a ponto de simplesmente fugir de casa, aumentando ainda mais a tristeza dos pais. Também descobrimos que Yaojun teve um caso com uma colega de trabalho e amiga da família por muitos anos. Esta reaparece um bom tempo depois, para trazer a notícia ao amante de que está grávida do mesmo.

    Em mais um salto no tempo, retrocedemos ao momento em que Liyun tem uma segunda gravidez descoberta. Como a lei não permitia ter mais de um filho por casal, ela tentou esconder a situação o maior tempo possível, até que um dia passou mal no trabalho e sua chefe, que também era sua amiga, descobriu. Apesar da amizade, ela foi obrigada a abortar e levada praticamente à força. Esta ferida iria durar muito tempo para se cicatrizar, principalmente em sua amiga.

    Um certo dia o filho do casal reaparece, com uma turma de amigos, solicitando a emancipação dos pais. Ao conseguir o que queria, ele some novamente. A parte final do filme é marcada pelo retorno do casal à Pequim, para se despedirem da amiga, causadora do aborto. Encontram uma cidade completamente diferente do que conheciam, embora sua modesta casa tenha ficado exatamente como fora deixada. Esse momento reconecta o casal a todo o ciclo de amizades que possuíam antes da perda do filho, demonstrado que nem mesmo o tempo, nem as marcas do passado, haviam rompido os laços.

    O final de Até Logo, meu filho, se dá num momento de rara felicidade de Liyun e Yaojun, quando seu filho, que havia sumido, os liga para informar que está de volta à casa e pretende ficar com eles por um tempo.
    [spoiler]


    Conclusão
    Até Logo, meu filho, é uma obra bem original que traz várias peculiaridades, como os saltos no tempo, a duração longa para uma história simples, os poucos diálogos e as longuíssimas cenas, típicas de uma paciência oriental. O filme aborda vários temas interessantes, como o contexto político da época, a forma de vida da classe média chinesa e sua mudança ao longo do tempo, a rigidez das leis e da política que interferiam direta e profundamente na vida das famílias, as dificuldades de lidar com as dores da vida e superar traumas antigos.

    A atuação de Wang Jingchun e Yong Mei também é digna de nota. Impressionante como conseguiram com poucas falas, demonstrar toda a tristeza e angústia necessárias a seus papéis. Para o público ocidental, alguns detalhes de muitas cenas são uma atração à parte, como a comida chinesa e a estrutura modesta das casas, dentre outras.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Sobrelivroselongas.com.br

    Introdução
    O caso Richard Jewell é mais um filme do grande Clint Eastwood baseado em fatos reais. Os fatos estão relacionados ao atentado terrorista ocorrido em Atlanta, durante as Olimpíadas de 1996. Na ocasião, um dos seguranças do evento, Richard Jewell, foi acusado de ser o responsável pelo crime. O enredo do filme gira em torno da figura de Richard e a investigação que se desenrolou após o atentado.

    Clint Eastwood dirigindo um filme aos 89 anos é sempre uma grande atração. Outra atração digna de nota é o excelente Sam Rockell, que neste filme faz o papel do amigo e advogado de Richard, Watson Bryant. O papel do protagonista é exercido por Paul Walter Hauser, que possui uma semelhança incrível com o Richard Jewell real, assim como a atriz Kathy Bates, que faz o papel de sua mãe, Bobi.

    História

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    O filme O caso Richard Jewell inicia-se no momento em que Richard se apresenta a quem viria a ser seu advogado, Walter Bryant. Enquanto Richard trabalhava como uma espécie de auxiliar administrativo em uma empesa, Walter era um dos advogados da companhia. O emprego de Richard no local não durou muito, até porque seu grande desejo era se tornar policial, e uma vaga de trabalho como segurança em uma universidade, o chamou a atenção.

    Nessa rotina de trabalho de Richard, conseguimos logo entender que ele era um aficcionado pela área de segurança, estudava e sabia muitas coisas envolvendo o tema, agia como um rigoroso discípulo da lei, além de ter essa obstinação em virar policial. Por vezes, seu rigor no trabalho soava exagerado, tanto que no novo emprego na universidade colecionava reclamações dos alunos por sua forma de agir. Assim, a experiência lá também acabou não durando muito tempo.

    Seu próximo emprego foi como segurança em alguns eventos das Olimpíadas. Um dos eventos era o show das bandas Jack Mack e Heart Attack. Durante o show, Richard notou um mochila deixada embaixo de um banco. Seguindo sua postura meticulosa e profissional, o mesmo reportou a mochila aos policiais do evento, que não deram muita atenção ao fato, mas seguiram o protocolo por insistência do colega. Um especialista em bombas logo constatou que realmente se tratava de uma bomba, e assim, os seguranças e policiais começaram a evacuar a área, que acabou não sendo ágil o suficiente para evitar o pior. A bomba explodiu, feriu centenas de pessoas e matou outras duas.

    Richard saiu do trágico acidente como um herói. Apontado como aquele que havia identificado a bomba, recebeu assédio de vários jornalistas, e até de uma editora de livros. Sua mãe nunca havia se sentido tão orgulhosa do filho. Alguns dias depois, porém, o FBI definiu Richard como o principal suspeito do atentado. O que começou como uma noite épica na vida de Richard e sua mãe, rapidamente se transformou em um inferno.

    Ao ser chamado pelo FBI a prestar um depoimento, ele se viu obrigado a procurar um advogado. O único que conhecia era justamente Walter Bryant. Este havia deixado a empresa anterior e montado um escritório próprio, que parecia viver à míngua. A ligação de Richard soou à Walter e sua secretária como uma grande oportunidade de recomeçar sua carreira.

    Escolhi você porquê foi o único na “Administração de Pequenas Empresas” que não me tratou como uma criança e me chamou de “saco de petiscos”, “balão”, “boneco Michelin” e “Mascote da Pillsbury”. Você foi o único que me tratou como ser humano!

    Enquanto vive um inferno astral, Jewell cria um laço cada vez mais forte com seu advogado. A investigação sobre Richard avança mesmo sem qualquer prova de envolvimento, e o mesmo sempre se apresenta solícito aos policiais. Aos poucos porém, Walter tenta mostrar a seu cliente e amigo o tanto que está sendo injustiçado por uma instituição que ele tanto prezava.

    Quando ele finalmente enxerga a realidade, eles iniciam um contragolpe à investigação. O advogado convoca uma coletiva de imprensa para que a mãe de Jewell faça um apelo dramático às autoridades. O próprio Richard confronta os policiais cobrando provas concretas sobre seu envolvimento. Após essas ações, em pouco tempo a investigação é desfeita, e Richard não é mais tratado como suspeito. O filme se encerra anos depois, com Richard finalmente conseguindo trabalhar como policial. Durante um dia qualquer de trabalho, seu amigo e advogado aparece para lhe dar uma grande notícia: encontraram o terrorista, Eric Rudolph.

    Conclusão
    O caso Richard Jewell trata-se de um bom filme, com ótimas atuações e uma história que vale a pena ser lembrada. A forma como o FBI tratou as investigações e especialmente o investigado, beira a estereotipação e o preconceito. Para a polícia, um ex-policial obeso, solteiro, que vivia com a mãe e colecionava armas, se assemelhava ao perfil de um terrorista. Afinal, foi basicamente essa a única explicação para investigar Richard. Pelo menos, é o que se retrata no filme. Como um autêntico “baseado em fatos reais” sabemos que muitos detalhes podem não ser verdadeiros.

    Este último ponto, inclusive, é o que pega mal na obra de Eastwood. Ao retratar a jornalista (Kathy Scruggs) que divulgou o início da investigação sobre Richard como uma profissional de métodos não muito éticos (como usar de favores sexuais para obter informações privilegiadas), o filme entrou em uma polêmica desnecessária. O jornal em que a mesma trabalhava veio a público desmentir essa conduta e criticar o diretor, alegando não haver qualquer indício de veracidade nessa questão, nem no próprio livro sobre Richard Jewell. Polêmicas à parte, O caso Richard Jewell é um filme que vale a pena ser visto.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.