3. > Vestígio

2012

Título Chiri (Original)
Ano produção 2012
2012 ( Brasil )

Naomi Kawase nasceu em um mundo de pais ausentes. Como a tia e o tio de sua mãe não tinham filhos, ela foi colocada, logo após seu nascimento, sob os cuidados de ambos e, aos 10 anos, foi legalmente adotada por eles. De acordo com os registros familiares, na época da adoção seus pais já estavam com 65 anos de idade. Quatro anos mais tarde, seu amado pai adotivo, Kenichi, falece. Diante disso, a diretora, então com 14 anos, não tem outra opção a não ser tocar sua vida a dois, com a mãe adotiva, que não tem nenhuma fonte de renda. Partindo da sua observação direta, o que encontramos aqui é a história do final da vida de sua mãe adotiva, já com 95 anos de idade. Ao seguir o cotidiano dessa mãe, em sua luta diária pela sobrevivência frente à aproximação da morte, Naomi Kawase reflete profundamente sobre os temas fundamentais das produções de seus próprio filmes. Esse trabalho pode ser considerado o ponto culminante de uma série de documentários pessoais — cujo primeiro é intitulado Embracing — a partir dos quais Kawase abraça o cinema e transforma a história de sua vida pessoal em um conto de ressonância universal.