3. > Victor Hugo, o Olhar do Artista

Título Victor Hugo, o Olhar do Artista (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

Uma odisseia que nos permite mapear os mares da vasta imaginação de Victor Hugo, nos fazendo correr atrás de seus livros assim que o programa termina. Poucos escritores criaram, no decorrer de suas carreiras, tantas imagens quanto Victor Hugo - principalmente através de suas palavras, seus poemas, suas extravagantes sagas ficcionais e seus escritos valiosos, nos quais ele grava detalhes sobre sua própria vida, assim como a de seus contemporâneos, sua época e suas considerações sobre grandes homens, como Shakespeare. Mas ao longo de toda sua vida, Hugo também desenhou e pintou, produzindo guaches, aquarelas, desenhos, caricaturas, esboços, gravuras decorativas e caligrafias. Tudo em que colocava suas mãos é ilustrado: seus cadernos, seus livros, seus manuscritos - qualquer página em branco era um convite irresistível. Como com o resto de sua produção, ele sabia que seus numerosos desenhos e pinturas eram parte integrante de sua potência artística.