Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Viola Davis
4435Número de Fãs

Nascimento: 11 de Agosto de 1965 (51 years)

St. Matthews, Carolina do Sul - Estados Unidos da América

É uma atriz estadunidense. Vencedora de um Tony Award, a atriz foi indicada ao Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) em 2009 por sua atuação no filme Dúvida, no mesmo ano apareceu no filme Código de Conduta. Em 2011, ela atuou como Aibileen Clark na adaptação cinematográfica do livro de Kathryn Stockett Histórias Cruzadas pelo o qual ela foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático e ao Oscar de Melhor Atriz.

Inicio da Vida

Davis nasceu na fazenda de sua avó em St. Matthews, South Carolina, o segundo mais novo de seis filhos. Sua mãe, Mae Alice, era uma empregada doméstica, operário de uma fábrica, e dona de casa, e seu pai, Dan Davis, era um treinador de cavalos. Sua família se mudou para Central Falls, Rhode Island quando ela tinha dois meses de idade. Davis descreveu-se como tendo vivido na pobreza abjeta e disfunção durante sua infância.

Davis se formou no teatro em Rhode Island College, graduando-se em 1988, em 2002 ela recebeu um doutorado honorário em Belas Artes da faculdade. Ela estava envolvida no federais TRIO Upward Bound e Serviços TRIO Apoio ao Estudante programas. Enquanto Davis era um adolescente, seu talento foi reconhecido por Bernard Masterson quando, como diretor da Escola de Jovens para as Artes Performáticas em Rhode Island, ele recebeu uma bolsa de estudos para Davis nesse programa.

Carreira

Em 2001, ela foi premiada com o Tony Award de Melhor Performance de uma Atriz em uma Peça por sua interpretação em Rei Hedley II, como uma mãe de 35 anos de idade lutando eloqüentemente pelo direito de abortar uma gravidez.

Davis aparece em vários filmes, incluindo três filmes dirigidos por Steven Soderbergh. Viola é também a voz sem créditos do interrogador conselho de liberdade condicional que questiona Danny Ocean (George Clooney) na primeira cena em Onze Homens e um Segredo. Ela também deu performances pequenas nos filmes Kate & Leopold e Voltando a Viver.

Em 2008, Davis atuou como Mrs. Miller na adaptação do filme de uma peça da Broadway, Dúvida, com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams. Ela foi indicada para vários prêmios por esse desempenho, incluindo um Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária).