Violência S.A.

2005

Violência S.A.

Este documentário foi lançado na época do referendo nacional sobre o desarmamanto, em um momento em que a violência estava em foco. Violência S.A. explora as relações humanas e sociais que existem por trás da violência e que foram muitas vezes criadas por ela. Mostra como o medo pode ser rentável, passeando pelo maravilhoso shopping-center da segurança: carros blindados, bunkers residenciais, armas de fogo, cofres ultra-modernos, seguranças particulares, consultores, estudiosos, lobistas, chipe, satélites…
O Brasil é o país com a segunda pior distribuição de renda do planeta. Fica atrás apenas de Serra Leoa. E tem também a maior frota de carros blindados do mundo, à frente dos Estados Unidos inclusive. Esse é um exemplo das “curiosas” relações que o filme revela, nunca de maneira convencional. A locução, por exemplo, é feita por um personagem: o paulistano típico, seduzido com as possibilidades do cada vez mais sofisticado e promissor mercado de segurança brasileiro.

2005

Elenco de Violência S.A.