Jogos de Guerra e o Homem Que os Deteve

2009

War Games And The Man Who Stopped Them

• Gry wojenne - Polônia

Esta é a história de um homem que os historiadores consideram o espião mais importante da Guerra Fria. O personagem principal deste documentário biográfico é Ryezard Kuklinski (pseudônimo do agente secreto Jack Strong), um coronel do exército polonês da década de 1970. Entre 1972 e 1981, ele entregou mais de 40 mil páginas de documentos ultrassecretos do Pacto de Varsóvia para o Ocidente. Algumas pessoas alegam que, se não fosse por esse material, toda a Europa estaria sofrendo as consequências de um ataque nuclear mundial. Os americanos consideram Kublinski um herói, os russos, um traidor, os poloneses estão divididos. Kublinski se acha um soldado comum, que fez o que fez por seu país. Documentos únicos, referentes ao caso do coronel e à época, se tornaram públicos especialmente para o filme.

2009

Elenco de Jogos de Guerra e o Homem Que os Deteve