Xavier

1992

Xavier

Xavier entra na idade adulta. Quando criança tinha sido entregue pela mãe num orfanato onde passou a infância, aos cuidados da freira Irmã Maria da Luz, e com a amizade de Hipólito. Na adolescência, foi adotado pelos Alves, um casal burguês, com uma filha, Luísa, um pouco mais nova que Xavier. Os Alves impediram-lhe qualquer contato com a mãe, mas proporcionaram-lhe uma vida condigna. Até que a rebeldia própria da idade e um grave percalço fizeram com que Xavier se afastasse, indo cumprir o serviço militar algures, num local distante de Lisboa. Agora a tropa terminou e regressa à capital. Vamos seguir-lhe os passos. Os seus gestos, os seus movimentos, os seus olhares, os seus tremores, os seus temores, os seus sentimentos. Através dele e daqueles com que a sua Vida se cruza.

1992