Lance Henriksen

Nomes Alternativos: Lance James Henriksen

Data de Nascimento: 5 de Maio de 1940 (74 anos)

Local de Nascimento: New York City, New York

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

Filho de uma família pobre, seu pai era um marinheiro norueguês cujo apelido era "Icewater" - dado devido ao seu temperamento frio - e sua mãe trabalhou em várias frentes como instrutora de dança, garçonete e até modelo; até se divorciarem quando ele ainda era um bebê (com apenas dois anos) e Lance passou a ser criado apenas pela mãe. Garoto problema, o jovem Lance Henriksen tinha muita dificuldade em se adaptar às escolas e tinha poucos amigos, e, assim, com apenas 12 anos, fugiu de casa e não mais freqüentou o ambiente escolar.

Por conta disto, curiosamente, até os 30 anos - no início de sua carreira como ator - Lance era analfabeto e aprendeu a ler estudando os roteiros dos filmes que atuava, até então decorava suas falas com a ajuda de uma terceira pessoa na base do ditado. Até então Lance apenas alimentava o sonho de ser um dia um ator: inspirado pelas longas matines assistindo aos filmes de Kirk Douglas e eventualmente uma peça de teatro, o adolescente passava quase o tempo todo vagando em Nova York, mas também viajando por todo o país pegando carona em trens de carga e sendo preso algumas vezes por delitos leves como vadiagem. Pois foi enquanto estava preso em Tucson, Arizona, que Lance participou pela primeira vez de uma produção de cinema, como figurante em um filme estrelado por Lee Marvin sobre a vida de Ira Hayes (considerado herói estadunidense na batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial). Lance levou 5 dólares pela participação de um dia. Também trabalhou como catador de frutas e até pescador - e foi neste período que ele conheceu seus melhores amigos, o diretor James Cameron e o designer Bruce Kenselaar, sendo, inclusive, padrinho deste último.

Curiosamente foi seu talento como pintor - e não como ator - que colocou Henriksen pela primeira vez num set de filmagem, como designer de cenários. Lance faz sua estréia no cinema em 1972 na produção It Ain't Easy. A partir daí e durante toda a década de 70, Henriksen é chamado para participar como coadjuvante em produções de diversos gêneros, trabalhando com diretores de peso como fez em CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977), dirigido por Steven Spielberg, A PROFECIA II (1978) e três filmes do conceituado Sidney Lumet, UM DIA DE CÃO (1975), REDE DE INTRIGAS (1976) e Prince of the City (1981), mas neste tempo era duro para Lance fazer tantos papéis sem ter um agente que pudesse ajudar na carreira.

Os anos 80 culminaram no ápice da carreira do ator, trabalhando em produções de grande porte, especialmente no ramo da ficção científica, alcançando a notoriedade tão almejada e criando uma reputação inabalável.