Renée Zellweger

Data de Nascimento: 25 de Abril de 1969 (45 anos)

Local de Nascimento: Katy, Texas

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Feminino

Biografia

Renée Zellweger é uma jovem e bela atriz cuja simpatia reside no rosto de menina e jeito de ''garota que mora ao lado''. Ela é bonita, mas não belíssima, passa um ar de inteligência e tem uma cara sapeca. Zelly (apelido da atriz) é filha de pai suíço e mãe norueguesa. Daí seu nome inusual e feições nórdicas. Combinações perfeitas para uma bela carreira no cinema e na TV.

Zellweger nasceu em 1969 e cresceu em Katy, subúrbio de Houston, no Texas. Estudava no colégio local, onde já praticava a arte da interpretação e tirava boas notas. Formou-se na faculdade de Rádio, TV e Filmes do Texas em 1991. Um ano depois, estreou em um filme para TV chamado ''A Taste For a Killing'', inédito no Brasil.

Vários outros filmes menores se seguirem, entre eles a comédia ''Rock, Agito e Curtição'', de 1994, filme que se passa nos anos 50 em que pegou o papel principal, o de Susan. No mesmo ano, trabalhou com Winona Ryder sob a direção de Ben Stiller em uma ponta do filme ''Caindo na Real'', comédia romântica independente.

Entre filmes de suspense e para um público ''teen'', como a comédia ''Sexo, Rock e Confusão'', de 1995, Renée parecia destinada a papéis secundários ou produções menores. Até que, em 1996, realizou o sonho de muitas jovens ao ser o par romântico de Tom Cruise na bem sucedida comédia/drama romântico ''Jerry Maguire - A Grande Virada''. A produção foi um sucesso, recebendo 5 indicações ao Oscar e arrecadando mais de 150 milhões em bilheterias nos EUA. De repente, todos queriam saber quem era a loirinha bonita que beijou o galã Cruise.

Zellweger não chegou a estourar de vez e, na seqüência ao filme, escolheu alguns papéis difíceis e de pouco destaque, como a judia do drama ''Um Preço Acima dos Rubis'', de 1997, e a comédia romântica ''Procura-se Uma Noiva'', de 1999.

Mas o ano 2000 foi decisivo para Zelly. Participou de duas grandes produções, ''Eu, Eu Mesmo e Irene'', ao lado de Jim Carrey (com quem namorou durante alguns meses), comédia que fez razoável sucesso, e ''A Enfermeira Betty'', comédia com Morgan Freeman, Chris Rock e Greg Kinnear que recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Zellweger, que é a enfermeira Betty no filme, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical pela produção.

Em ''O Diário de Bridget Jones'' Zellweger é mais uma vez a protagonista. Baseado em famoso livro homônimo, o filme de 26 milhões de dólares foi um sucesso na Inglaterra e nos EUA e provavelmente terá uma continuação. Curiosidade: ela é muitas vezes confundida com a cantora norte-americana Jewel.