Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tennessee Williams

Tennessee Williams

Nomes Alternativos: Thomas Lanier Williams III

100Número de Fãs

Nascimento: 26 de Março de 1911 (71 years)

Falecimento: 25 de Fevereiro de 1983

Columbus, Mississippi - Estados Unidos da América

Tennessee Williams, pseudônimo de Thomas Lanier Williams III, foi um dramaturgo americano, ganhador de muitos prêmios.

Williams, foi o vencedor do Prémio Pulitzer de Teatro por A Streetcar Named Desire em 1948 e por Cat on a Hot Tin Roof em 1955.

Suas peças The Glass Menagerie (1944) e The Night of the Iguana (1961), receberam o Prêmio New York Drama Critics' Circle.

Sua peça The Rose Tattoo, de 1952, recebeu o Tony Award de melhor peça.

Em 1980, foi presenteado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter.

Exemplos de comparações tradicionais que reduzem sua obra em peças biográficas: aventa-se que algumas poucas de suas personagens femininas de apenas algumas obras mais famosas podem ter sido inspiradas em sua irmã Rose, e vários personagens podem ter sido inspirados por outros membros da família.

Laura Wingfield, em The Glass Menagerie foi inspirada em Rose, e alguns biógrafos aventam a possibilidade de Blanche DuBois, em A Streetcar Named Desire também ter sido inspirada em sua irmã.

Amanda Wingfield em The Glass Menagerie pode ter representado sua mãe Edwina, e personagens tais como Tom Wingfield em The Glass Menagerie, e Sebastian em Suddenly, Last Summer representam o próprio autor, usou, também, a operação de lobotomia como elemento em Suddenly, Last Summer.

O Prêmio Pulitzer de Teatro foi recebido por A Streetcar Named Desire, em 1948 e por Cat on a Hot Tin Roof, em 1955, essas duas peças foram filmadas, com grande sucesso, por Elia Kazan, com quem Williams, tinha boas relações, e por Richard Brooks, ambas fazem referência a elementos tais como homossexualidade, instabilidade mental e alcoolismo.

Embora The Flowering Peach, de Clifford Odets, ter sido a escolha do juri do Pulitzer em 1955, Joseph Pulitzer Jr., presidente do conselho, tinha visto Cat on a Hot Tin Roof, e deu o mérito à obra; o conselho apoiou-o após considerável discussão

Williams escreveu Something Cloudy, Something Clear quando tinha 29 anos e trabalhou nele por toda a vida, considera-se uma descrição autobiográfica sobre um romance em Provincetown, Massachusetts, essa peça foi produzida pela primeira vez em 1º de outubro de 2006, em Provincetown, pela companhia Shakespeare on the Cape, como parte do First Annual Provincetown Tennessee Williams Festival.

The Parade, or Approaching the End of a Summer, trata de vários trabalhos publicados pela New Directions, na primavera de 2008; foi editada e lançada por Annette J. Saddik, estudiosa de Williams, essa coleção de peças experimentais foi intitulada The Traveling Companion and Other Plays.

Uma das últimas peças de Williams, A House Not Meant to Stand, é uma comédia gótica publicada em 2008 pela New Directions, com prefácio de Gregory Mosher e introdução de Thomas Keith. Williams chamava sua última peça de "Southern gothic spook sonata." A personagem principai do pai teria sido inspirada em seu próprio pai, essa obra, a casa que é corroída por cupins seria uma metáfora para mostrar a decadência da sociedade burguesa e preconceituosa, desde que a peça trata da volta ao lar do filho homossexual.

Sua última peça assinada foi de janeiro de 1983, ele viria a falecer exatamente um mês depois, e se chama The One Exception, cuja personagem Kyra aguarda a internação em um manicômio, rememorando sua mais famosa personagem, Blanche.

Algumas obras feitas para o cinema e a TV, da obra de Tennessee Williams:

Filmografia:

The Glass Menagerie (1950) (“À Margem da Vida”/ “Algemas de Cristal”). Foi dirigido por Irving Rapper, em 1950, tendo no elenco Gertrude Lawrence, Kirk Douglas e Jane Wyman, é considerado um filme autobiográfico e foi o primeiro grande sucesso de Williams no cinema.

A Streetcar Named Desire (“Uma Rua Chamada Pecado”, cuja tradução em livro, no Brasil, seguiu o original inglês, “Um Bonde Chamado Desejo”), dirigido por Elia Kazan, em 1951. Kazan, já dirigira a peça na Broadway, em 1947, e a seu pedido Williams escreveu o roteiro do filme, ambos escolheram Marlon Brando, para o papel principal, Vivien Leigh, que interpretara a peça em Londres, sob a direção de Laurence Olivier, substituiu Jessica Tandy, que interpretara Blanche Dubois, na peça da Broadway, foi Jessica a primeira a interpretar o papel no teatro, o filme enfrentou problemas com a censura, em especial da igreja católica, na época, devido à cena em que Brando, está com a camisa rasgada, sob as escadas, gritando pela esposa, Vivien Leigh, recebeu o Oscar de atriz por esse filme, assim como Karl Malden e Kim Hunter, receberam o Oscar de coadjuvantes, Brando foi indicado ao Oscar de ator, mas perdeu para Humphrey Bogart em The African Queen (“Uma Aventura na África”).
.
The Rose Tattoo (“A Rosa Tatuada”), foi dirigido por Daniel Mann, em 1955, e teve Anna Magnani e Burt Lancaster como intérpretes, William, arrebatado pelo talento de Magnani, escreveu a peça para ela, e vendeu seus direitos a preço irrisório para Hal Nallis, apenas para exigir duas coisas: ele mesmo escreveria o roteiro e Magnani seria a intérprete, a atriz ganhou o Oscar de 1955 com tal interpretação, Marisa Pavan, foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo mesmo filme, perdendo para Jo Van Fleet em East of Eden (“Vidas Amargas”), e o filme foi indicado ao Oscar, perdendo para Marty.

Baby Doll (“Boneca de Carne”), foi dirigido por Elia Kazan, em 1956, a obra nasceu da união de duas peças curtas que Kazan encomendara a Williams, The Unsatisfactory Supper e Twenty-Seven Wagons Loads of Cotton, com Carrol Baker, Karl Malden e Eli Wallach, o filme causou escândalo na época, Carrol Baker, foi indicada ao Oscar de atriz, perdendo para Ingrid Bergman em Anastasia (“Anastácia, a Princesa Esquecida”), e Mildred Dunnock, ao de atriz coadjuvante, tendo perdido para Dorothy Malone em Written on the Wind (“Palavras ao Vento”).

Cat on a Hot Tin Roof (“Gata em Teto de Zinco Quente”), dirigido por Richard Brooks, em 1958, com Elizabeth Taylor, Paul Newman e Burl Ives, foi indicado ao Oscar de filme e diretor, mas os ganhadores foram Gigi, e Vincente Minnelli, Newman e Taylor também foram indicados ao Oscar, mas foram derrotados por David Niven, em Separate Tables (“Vidas Separadas”) e Susan Hayward, em I Want to Live (“Quero Viver”).

Suddenly, Last Summer (“De Repente, no Último Verão”), foi dirigido por Joseph L. Mankiewicz, em 1959, o roteiro foi desenvolvido por Williams e Gore Vidal, e no elenco estão Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn e Montgomery Clift, Hepburn e Taylor foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz, o qual foi ganho por Simone Signoret em Room at the Top (“Almas em Leilão”).

The Fugitive Kind (“Vidas em Fuga”), dirigido por Sidney Lumet, em 1959, foi na verdade a sua primeira peça, Orpheus Descending, revisão de um fracasso que fora apresentada em 1940, Williams queria Brando e Magnani como intérpretes, mas assim que se viram, os dois atores se odiaram instantaneamente.

The Roman Spring of Mrs. Stone (“Em Roma, na Primavera”), foi dirigido por José Quintero, em 1961, tendo Vivien Leigh e Warren Beatty, como intérpretes.

Summer and Smoke (“Anjo de Pedra”), dirigido por Peter Glenville, em 1961, com Geraldine Page, numa versão bastante criticada e discutida, Geraldine Page e Una Merkel, foram indicadas ao Oscar de atriz e atriz coadjuvante, respectivamente, porém as ganhadoras foram Sophia Loren, em La Ciociara (“Duas Mulheres”), como atriz, e Rita Moreno em West Side Story (“Amor, Sublime Amor”), como coadjuvante.

Sweet Bird of Youth (“Doce Pássaro da Juventude”), dirigido por Richard Brooks, em 1962, teve Paul Newman, Geraldine Page, Shirley Knight e Ed Begley como intérpretes, este último agraciado com o Oscar de ator coadjuvante de 1962, Page e Shirley Knight, foram indicadas como atriz e coadjuvante, mas as ganhadoras foram Anne Bancroft e Patty Duke, ambas em The Miracle Worker (“O Milagre de Anne Sullivan”).

Períod of Adjustement (“Marcha Nupcial”) foi dirigido por George Roy Hill em 1962.

The Night of the Iguana (“A Noite do Iguana”), dirigido por John Huston, em 1964, com Richard Burton, Ava Gardner, Deborah Kerr, Sue Lyon, foi filmado no México, a 100 quilômetros de Acapulco, já tinha sido um sucesso na Broadway, com Bette Davis.

This Property is Condemned (“Esta Mulher é Proibida”) foi dirigido por Sidney Pollack em 1966, e tinha Robert Redford, no elenco.

Boom! (“O Homem que veio de Longe”) foi dirigido por Joseph Losey, em 1968, com Elizabeth Taylor e Richard Burton, baseado na peça “The Milk Train Doesn’t Stop Here Anymore”

Last of the Mobile Hots-shots, foi dirigido por Sidney Lumet em 1970, com Lynn Redgrave e James Coburn.

The Glass Menagerie (1973) foi filmado para a TV, em 1973, sob direção de Anthony Harvey e estrelando Katharine Hepburn, Sam Waterston e Joanna Miles.

Noir et Blanc foi dirigido por Claire Denis em 1985.

The Glass Menagerie (1987) (“À Margem da Vida”), foi a refilmagem dirigida por Paul Newman, em 1987, com Joanne Woodward, John Malkovich e Karen Allen, uma adaptação bastante elogiada.

A Streetcar Named Desire ("Um Bonde Chamado Desejo"), foi adaptado para a televisão em 2003, com Jessica Lange no papel de Blanche DuBois, Alec Baldwin no papel de Stanley Kowalski, Diane Lane no papel de Stella e John Goodman no papel de Mitch.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.