Maggie Smith

Data de Nascimento: 28 de Dezembro de 1934 (79 anos)

Local de Nascimento: Ilford, Essex

Pais: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sexo: Feminino

Biografia

Maggie Smith pisou nos palcos pela primeira vez pela Universidade de Oxford em 1952, e fez sua estréia profissional em Nova Iorque, na New Faces 1956 Revue. Juntou-se à Old Vic Company em 1959, e começou a colecionar prêmios, incluindo o de melhor atriz de1962 do Evening Standard, por seus papéis como Doreen em The Private Ear e Belinda em The Public Eye.
Juntou-se ao National Theatre em 1963, interpretando Desdêmona, junto com Laurence Olivier, em Otelo, e foi de sucesso em sucesso com Black Comedy, Miss Julie, The Country Wife, The Beaux Stratagem e Muito Barulho por Nada.

Contudo, foi em 1969, com sua interpretação em A Primavera de uma Solteirona, que se tornou conhecida do grande público. Esta atuação lhe rendeu um Oscar e um prêmio da Society of Film TV Arts de melhor atriz. Outros papéis no cinema se seguiram em:Viagens com Minha Tia (indicada ao Oscar de melhor atriz) e Morte sobre o Nilo. Em 1977, Smith ganhou seu segundo Oscar e um Globo de Ouro por seu papel na comédia de Neil Simon, California Suite.
Maggie Smith permanece fiel aos palcos ao longo de sua carreira no cinema e na televisão. Fez o papel-título de Hedda Gabler em 1970e venceu seu segundo prêmio de melhor atriz do Variety Club pela interpretação da sra. Millamant em Way of the World.

Em 1970, Smith foi agraciada com a Comenda do Império Britânico e, em 1990, tornou-se Dame Maggie Smith. Foi premiada com oHamburg Shakespeare Prize em 1991, é membro do British Film Institute, foi premiada com um BAFTA em 1993, e tem diplomas honorários de literatura da Universidade de Cambridge, além de ser patrona da Jane Austen Society.

A atriz interpreta na série Harry Potter o papel da justa Minerva McGonagall, vice-diretora de Hogwarts, professora de Transfiguração e chefe da casa Grifinória. Muito premiada, ela já ganhou dois Oscar, a Comenda do Império Britânico e o título de Dama do Império Britânico. Recebeu outras indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA, por seu papel no filme de Robert Altman, Assassinato em Gosford Park.